(Z1) 2025 - XII Festival dos Descobrimentos

DECO Algarve explica como se pode consumir energia «de forma mais eficiente»

DECO Algarve explica como se pode consumir energia «de forma mais eficiente»

Dado que, segundo a DECO, a pandemia levou a aumentos das faturas de energia, a Defesa do Consumidor responde a como melhorar a eficiência energética de casa através do seu Gabinete de Aconselhamento de Energia.

A DECO – Defesa do Consumidor informa que no primeiro trimestre de 2021 os pedidos de ajuda recebidos sobre a faturação de energia aumentaram 61%, face ao mesmo período de 2020. Afirma que: «Este ano o Inverno foi muito frio e as necessidades de consumo de energia foram superiores devido às medidas de confinamento».
De acordo com dados da Direcção Geral de Energia e Geologia, só em Janeiro, o consumo doméstico de eletricidade aumentou 31% face ao mesmo mês de 2020.
A DECO alega ter recebido denúncias de famílias que receberam faturas de eletricidade de 200€ para um mês de consumo, quando o valor médio que costumavam pagar seria de 80€, o que acredita que se deve sobretudo à utilização de soluções de aquecimento que «gastam muita energia».
O Governo lançou um apoio extraordinário sobre a fatura de eletricidade, que teve por base uma redução de 10% da tarifa, o que, segundo a Defesa do Consumidor, «apesar de ser meritório, é um apoio diminuto face ao aumento de consumo verificado».

A DECO «quer apoiar os consumidores a gerir os seus consumos de energia», tendo criado para tal o Gabinete de Aconselhamento de Energia (GAE), com uma equipa de 35 técnicos preparados para «informar e ajudar os portugueses a melhorar a eficiência energética da sua casa, a gerir os seus consumos, a compreender o funcionamento do mercado de energia, bem como a recorrer a mecanismos de apoio em situação de pobreza energética».

Este Gabinete poderá ser contactado através do número de telefone: 289 863 103 ou do email energia@deco.pt.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos