(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

ALGFUTURO: «Por um Algarve moderno e competitivo»

ALGFUTURO: «Por um Algarve moderno e competitivo»

A ALGFUTURO – Associação Empresarial do Algarve, manifesta-se através de um comunicado onde expressa: «Um Conselheiro para a segurança de pessoas e bens, novas estruturas e 16 Delegados concelhios».

A União defende que: «O caminho não é parar nem recuar. O caminho é ir em frente com a condição de que o poder central ponha fim ao esquecimento do Algarve porque para desprezo já basta».

Assim deixa o comunicado:

«1. É profunda a crise no Algarve e grande o desespero da classe empresarial e Dos seus colaboradores.
Faltam os clientes, falta capital, falta modernização, faltam infraestruturas, mas, desgraçadamente, continuam a não faltar as portagens na Via do Infante e outros graves problemas.
Perante as enormes carências, uma Associação empresarial forte, independente, isenta e com elevada capacidade técnica é absolutamente indispensável. Por nós, temos quadros técnicos valiosos, entre eles 6 professores universitários dando colaboração direta.
Ciente e profunda conhecedora de toda a realidade é num período de crise e em que, como nunca, as associações são fundamentais que a União Empresarial do Algarve quer por ação direta, quer liderando de forma inequívoca a defesa dos empresários e dos trabalhadores junto das entidades oficiais e assumindo publicamente a defesa de um empresariado confrontado com a maior crise das suas vidas.
E por tudo isto é que, apesar da crise, que também se reflete na Algfuturo, é que na Assembleia Geral do passado fim de semana o discurso e as decisões não foram no sentido de esperar para ver, mas pelo contrário de olhar em frente dizendo que para frente é que é o caminho. Ninguém foge dos pingos da chuva e ninguém para.
Vamos embora todos lutar para não deixar afundar a nossa querida região.
Foram muitas e de largo alcance as decisões tomadas que passamos a resumir:


2. Cobertura e presença em toda a região com a nomeação de um delegado para cada um dos 16 Concelhos, uma delegação no Barlavento (entre Aljezur e Albufeira), outra a Sotavento (entre Albufeira e Alcoutim) e a Sede continuando em Faro, na capital do Distrito. A toda esta malha compete acompanhar e colaborar com as entidades oficiais e com os empresários, fundamental para se encontrarem as melhores soluções.


3. Cobertura de toda a região e de todas as atividades, com a criação de 5 secretariados para o turismo; agricultura/florestas; Mar/pescas; comércio e indústria.


4. Perante os desafios da modernidade e os atrasos verificados na região em termos de competências de recursos humanos com carater transversal foram criados os seguintes núcleos:
- Bolsa de investimentos e negócios apoiando a captação de investimentos estrangeiro e nacional e dinamizando negócios.
- Núcleo para a formação de executivos e Agência para a juventude - Núcleo para a digitalização e novas tecnologias

5. Por outro lado, atenta a preocupação pela falta de segurança e permanentes assaltos às pessoas e bens, foi criada a figura do Conselheiro para a Segurança, que funcionará junto do Presidente da Algfuturo. Foi convidado e já aceitou a função o Exmo. Coronel Amadeu Rodrigues, que é um profundo especialista da matéria. Competir-lhe-á aconselhar os Dirigentes da Associação, avaliar os contributos e exposições dos residentes e turistas e, naturalmente, cooperar com as entidades oficiais na procura das melhores soluções.


6. São passos de gigante que se dão para os quais estamos certos que contaremos com a participação ativa de todos, tal como todos podem ficar certos que, apesar das dificuldades a Algfuturo e os seus Dirigentes não desistem!»

  • PARTILHAR   

Outros Artigos