A prescrição de um treino com o objectivo de melhoria da condição física e das habilidades gestuais é importante para conhecer a modalidade, não somente os movimentos realizados, mas também a duração e a repetitividade de cada um desses movimentos, para que o treino enfatize o sistema energético mais utilizado na prática da modalidade.
O Dia Nacional do Doente com AVC, assinalado anualmente a 31 de março, comemora-se um pouco por todo o país ao longo desta semana, com o objetivo principal de sensibilizar a população para o Acidente Vascular Cerebral (AVC), enquanto doença prevenível e tratável. O alerta da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) foca-se no combate aos fatores de risco, divulgação das medidas de prevenção, bem como dos sinais de alerta do AVC. Em Faro, a data é assinalada com uma exposição fotográfica, uma caminhada, um rastreio aos fatores de risco vascular e sessões de esclarecimento abertas ao público.
A Portugal AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos alerta para a actual situação em que vivem os sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral (AVC), nomeadamente após a alta hospitalar. O Dia Nacional do Doente com AVC assinala-se no próximo dia 31 de março.
No passado dia 18 de Março, a AISMA-Associação de Intervenção na Saúde Mental do Algarve, comemorou o seu 3º aniversário no Polo de Atendimento do Concelho de Olhão I (PACO I), com uma Conferência subordinada ao tema “Necessidades de Saúde Especiais”, realizada no âmbito do ciclo de eventos “Olhão SaudávelMente” em que, estiveram presentes como oradoras, a Psicóloga Carla Vicente e a professora Isilda Moreno do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira
A Plataforma de Impacto Social da Dor na Sociedade Portuguesa (SIP Portugal) promoveu uma reunião com oito empresas de diferentes sectores de actividade para apresentar medidas que pretendem promover a manutenção do trabalho ou reintegração profissional da pessoa com dor crónica, por forma a diminuir o absentismo e presenteísmo, assim como as reformas antecipadas por incapacidade.
Em Portugal, são diagnosticados mais de sete mil novos casos a cada ano. Existem cerca de 80 mil doentes ativos e 50% da população desconhece os sintomas!
A região de Lisboa e Alentejo concentram a taxa mais elevada de mortalidade. No entanto, o maior risco de incidência faz-se notar no litoral Norte e Centro do país.
“Atualmente é muito clara a necessidade de gerir de forma mais agressiva o risco de doença cardiovascular nas pessoas com diabetes, visto que são as doenças cardiovasculares a causa mais comum de morte entre os adultos com diabetes”, alerta José Luís Medina, presidente do 2.º O Coração da Diabetes, encontro organizado pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), que junta no Porto centenas de profissionais de saúde em torno das principais questões relevantes na diabetes e doenças cardiovasculares.
No passado dia 9 de fevereiro, o Bloco de Esquerda realizou várias iniciativas no âmbito da Saúde no Algarve, entre elas reuniões com estruturas representativas dos enfermeiros e dos médicos.
Interferir com a acumulação de aglomerados de proteínas no cérebro de doentes com Parkinson ou outras doenças neurodegenerativas, através da remoção dessas proteínas, pode estar “a poucos anos” de ser uma realidade, afirma Tiago Outeiro, professor da Universidade de Medicina de Goettingen, na Alemanha, que vai partilhar a sua experiência no congresso nacional da Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento (SPDMov) a 15 e 16 de março, no Hotel Curia Palace, em Aveiro.