(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Arroz Oriente Basmati é “Melhor do Teste” da DECO PROTESTE

Arroz Oriente Basmati é “Melhor do Teste” da DECO PROTESTE

Marca destaca-se entre 14 concorrentes, segundo parâmetros de qualidade, higiene e produção

O Arroz Oriente Basmati acaba de conquistar o selo “Melhor do Teste” da DECO PROTESTE. A DECO PROTESTE realiza anualmente testes comparativos independentes sobre os produtos que estão disponíveis no mercado, com a intenção de informar os consumidores e proteger os seus direitos. Os selos "MELHOR DO TESTE" e “ESCOLHA ACERTADA" são atribuídos com base nos resultados desses testes.

No ano de 2023, o primeiro lugar do teste de arroz basmati, de entre 14 avaliados, é conquistado pelo Arroz Oriente Basmati, produzido pela empresa familiar portuguesa Novarroz, fundada em 1979, com um total de 84 pontos, em 100 possíveis.

Para a realização do teste é feita uma avaliação rigorosa não só à qualidade do arroz como também a outros aspetos como a conservação e higiene, humidade, defeitos, contaminantes, degustação, tamanho do grão, rótulo, preço por quilo de arroz e a prova organolética. A prova organolética é realizada através de duas análises: uma, em que fazem uma despistagem a defeitos ocorridos após a cozedura do arroz, e outra mais global. Para estas provas recorrem a um painel de provadores treinados, que avaliam o arroz, já cozido e sem sal, quanto a aspeto, odor, textura e sabor. Na avaliação sensorial, um painel de especialistas, composto por chefs de cozinha, cozinheiros e críticos gastronómicos, avaliam a cor, textura, firmeza, maciez, cremosidade, brilho e se os grãos se soltam ou se, pelo contrário, são pegajosos e quebradiços.

Entre as 14 marcas avaliadas pela DECO PROTESTE, o Arroz Oriente Basmati destacou-se dos concorrentes e recebeu o selo de “Melhor do Teste”.

Apesar de presente no mercado português desde 1987, sendo por isso uma das marcas pioneiras em arroz basmati, o Oriente Basmati tem revelado uma tendência crescente no mercado português, pelo grão longo, fino e aromatizado, bem como pela facilidade em cozinhá-lo - devido à rapidez e textura - que lhe conferem capacidades ímpares para que o arroz se mantenha solto depois de cozinhado.

João Machado, Diretor de Marketing da Novarroz, afirma que este selo “reflete a missão que esteve na base da fundação da empresa, e que se tem mantido desde então, que é colocar na mesa do consumidor o arroz de melhor qualidade do mercado.”

  • PARTILHAR   

Outros Artigos