Este programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2 está a ser implementado em Lagos, em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, o ACES Barlavento II da Administração Regional de Saúde do Algarve e o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve.
As sessões de exercício físico e de educação para a saúde vão decorrer até Junho de 2023, às 2ªs, 4ªs e 6ªs, no Pavilhão Municipal de Lagos, e serão dinamizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros.
A participação é gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde de Lagos e nas consultas das unidades de diabetologia nos hospitais em Lagos e Portimão.
Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e de multicomponente representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de actividade física para esta população.
A coordenação nacional é realizada pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Actividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.
A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento.