Lagos: Dia Mundial da Terra assinalado com vídeo de sensibilização. Iniciativa juntou mais de 100 alunos do Primeiro Ciclo
O Dia Mundial da Terra assinalou-se ontem, dia 22 de Abril.
O Dia Mundial da Terra assinalou-se ontem, dia 22 de Abril.
A Autarquia vila-bispense disponibilizou hoje, dia 23 de Abril, algumas informações úteis no âmbito da operação Censos 2021.
Ainda no âmbito da celebração do Dia Mundial da Terra, assinalado ontem, dia 22 de Abril, o Município lacobrigense apresenta 10 dicas para ajudar a salvar os oceanos.
No primeiro trimestre do ano 2021, chegaram ao Zoo de Lagos duas fêmeas de Mainá de Bali, uma espécie de ave que está criticamente ameaçada e apenas pode ser encontrada no Parque Nacional de Barat, em Bali (Indonésia). No dia 18 de Março o zoo viu nascer uma cria.
Como hoje, dia 22 de Abril, se assinala o Dia da Terra, o movimento de cidadãos Juntos pelo Sudoeste (JPS) decidiu levar formalmente uma queixa à Comissão Europeia (CE) por negligência do Estado Português relativamente ao «caos» que se vive no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), território que engloba também o Perímetro de Rega do Mira (PRM), onde a agricultura intensiva tem avançado de forma «absolutamente descontrolada, esgotando a já depauperada reserva da Barragem de Santa Clara», que abastece toda a região.
Hoje, dia 22 de Abril, comemora-se o Dia Mundial da Terra, que visa consciencializar os valores da conservação da natureza, protecção ambiental e preocupações associadas à biodiversidade da Terra. Assim, a Guarda Nacional Republicana, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), constitui-se como polícia ambiental competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar infracções à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural, integrando ainda diversos fóruns de cooperação nacional e internacional sobre estas temáticas, promovendo diariamente diversas acções que contribuem para um planeta mais limpo.
No dia da Terra, a Direcção-Geral do Consumidor (DGC) recorda que: «O consumo sustentável é uma responsabilidade de todos». Neste sentido, integra o Pacto Português para os Plásticos que consiste numa plataforma de colaboração que reúne os diferentes actores da cadeia de valor nacional do plástico: Governo, produtores, retalhistas, entidades de reciclagem, universidades, ONGs, associações, e outros.
O “Radar da Reciclagem” da Sociedade Ponto Verde (SPV) revela que 46,4% dos portugueses afirmam reciclar mais quantidade de resíduos face há um ano, sendo que o aumento da quantidade de resíduos (52,2%) e a maior disponibilidade/mais tempo (40,6%) são os principais motivos apontados pelos indivíduos que referem reciclar mais actualmente. 37% dos inquiridos revelam que a motivação para o aumento dos comportamentos de reciclagem é a maior consciência ambiental.
“Guardiãs da Memória – Territórios Afectivos | Narrativas Sociais”, assim se designa o projecto interdisciplinar de inclusão social e intervenção cultural promovido pela associação A Caravana Passa a que o município de Lagos decidiu associar-se.
A Câmara Municipal de Lagos aceitou o convite que lhe foi endereçado pelo município do Seixal para integrar o Movimento Municípios pela Paz.