
Terceira circular de Faro avança com inauguração da Avenida 25 de Abril
Cerimónia incluiu apresentação dos planos de expensão a Norte da 3.ª circular, nomeadamente o Plano de Urbanização da Penha e do Plano de Urbanização do Vale da Amoreira.
Cerimónia incluiu apresentação dos planos de expensão a Norte da 3.ª circular, nomeadamente o Plano de Urbanização da Penha e do Plano de Urbanização do Vale da Amoreira.
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, gostava que na próxima Cimeira Ibérica, em Viana do Castelo, houvesse avanços no projecto para continuar a linha ferroviária de alta velocidade Madrid-Sevilha até Huelva e Faro.
Considerando a tradição em atribuir, no quadro das celebrações nacionais do Dia Mundial da Arquitetura, o Estatuto de Membro Honorário a pessoas singulares ou colectivas em razão de importantes contribuições no âmbito dos objectivos estatutários da Ordem dos Arquitectos (O.A.), foi proposto pela Secção Regional do Algarve da O.A., a aprovação, ao abrigo do artigo 7º do capítulo II do Estatuto da O.A., bem como do artigo 3º do Estatuto de Membro Extraordinário da O.A., a atribuição do Estatuto de Membro Extraordinário Honorário ao arquitecto José Alberto Alegria (membro OA n.º 4357).
A Presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve reuniu-se no Centro de Acolhimento de Emergência Social (CAES) com o Movimento de Apoio a Problemáticas Sociais (MAPS) e na Horta Solidária com o Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve (BACF), ambos em Faro, numa visita de trabalho articulada e em conjunto com a Direcção Regional do Instituto da Segurança Social e o Município de Faro.
Celebrado a 27 de Outubro em honra de S. Gonçalo de Lagos, padroeiro da cidade, o Feriado Municipal foi vivido de forma plena este ano, após dois anos dependente das restricções derivadas da pandemia. Entre iniciativas culturais e institucionais, destacou-se o regresso da Sessão Solene no Centro Cultural de Lagos, onde cerca de 31 individualidades, colectividades e entidades públicas foram homenageadas.
Teve lugar, no passado dia 28 de Setembro, em Lisboa, uma reunião com a Senhora Secretária de Estado da Administração Interna, Dr.ª Isabel Oneto, sobre o processo de construção do novo quartel da GNR/UCC para Aljezur. Esta reunião foi de extrema importância, pois existe um protocolo assinado entre a Administração Interna e a Câmara Municipal de Aljezur, estando já escolhido e disponibilizado terreno, com cerca de 6000 metros quadrados, para este importante equipamento.
O Algarve, tal como o restante território nacional, enfrenta problemas relacionados com a segurança e tranquilidade das populações que são inseparáveis das políticas que ao longo de décadas têm desvalorizado as forças e serviços de segurança e os direitos dos seus profissionais. Numa região marcada por uma forte presença do Turismo, que chega a duplicar e a triplicar durante meses a população de alguns concelhos, o efectivo existente – PSP, GNR, SEF, PJ, PM - tem-se revelado claramente insuficiente para responder às necessidades das populações. Uma realidade que convive com o arrastamento na construção e requalificação de infraestruturas muitas delas degradadas ou em condições precárias, tornando evidente que os interesses dos grupos económicos e as imposições da UE em torno do défice pesam mais para os Governos do PS e do PSD/CDS que os direitos dos cidadãos.
Bombeiros e agentes da PSP estiveram no local. Fonte policial garantiu, ao nosso Jornal, que “não há suspeitas de crime”. O corpo foi levado para o Gabinete do Instituto de Medicina Legal, no Hospital do Barlavento, em Portimão, a fim de ser autopsiado.
O vereador, Alexandre Nunes, eleito pela CDU colocou a proposta que se transcreve na passada reunião do órgão executivo do município de 19 de Outubro de 2022. A proposta teve aprovação unanime por parte da Câmara Municipal de Lagos.
Texto da proposta:
“Em 2019, a Lei 10/2019 criou o Observatório da Habitação, do Arrendamento e da Reabilitação Urbana, com a missão de acompanhar a evolução do mercado do arrendamento urbano nacional e apresentar ao Governo um relatório anual.