(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Limpeza e desobstrução de ribeiras adjacentes ao núcleo urbano de Aljezur

Limpeza e desobstrução de ribeiras  adjacentes ao núcleo urbano de Aljezur

As galerias ripícolas são constituídas por espécies lenhosas arbóreas e arbustivas que se encontram associadas às margens dos cursos de água, formando um corredor de copas sobre o seu leito. Trata-se de elementos fundamentais para a presença e manutenção da fauna aquática, uma vez que desempenham um papel termorregulador do ambiente ao promover o sombreamento do curso de água. A proliferação de espécies invasoras constitui uma das causas mais importantes de perda de biodiversidade, pelo que a sua contenção e remoção é essencial. A regularização dos caudais, e a protecção contra risco de cheias são igualmente medidas de valorização destes ambientes tão sensíveis.

A legislação em vigor estabelece medidas relativas à protecção e valorização dos recursos hídricos, nomeadamente a limpeza e desobstrução das linhas de águas a qual é, nos núcleos urbanos, responsabilidade dos Municípios. Verificando a necessidade de implementar estas medidas na Ribeira de Aljezur, considerou-se relevante proceder igualmente às acções em locais adjacentes ao núcleo urbano, por uma questão de valorização de património ambiental.

A área intervencionada totalizará 12, 6 ha, percorrendo 5396,4 m das linhas de água. Neste contexto foi realizada a adjudicação dos serviços pelo valor de 32.100€ euros aos quais acresce o IVA em Vigor, à empresa Américo de Jesus & Viegas, Lda. Os serviços incluem o corte e trituração de canas, silvas, trepadeiras ou outras espécies exóticas, bem como a remoção de vegetação arbórea quando se encontrem em situação de risco de queda, secagem ou obstrução do leito da ribeira. Pretende-se ainda a remoção dos resíduos sólidos que ali se encontrem indevidamente depositados.

Os trabalhos que tiveram início a 8 de Abril, decorrerão até final de Maio.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos