Carlo Formosa, embaixador de Itália em Portugal, e Francesco Berrettini, cônsul honorário de Itália, na região, estiveram esta manhã em Loulé e foram recebidos nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara, Vítor Aleixo.
De passagem pelo Algarve para agraciar Francesco Berettini com a condecoração de Cavaleiro da Ordem da Estrela de Itália, o embaixador deslocou-se a Loulé para apresentar cumprimentos ao presidente da Câmara. Por seu lado, no decorrer do encontro, Vítor Aleixo apresentou ao diplomata algumas políticas e projetos que o Município tem em curso. Foram assim discutidas as políticas do envelhecimento ativo e saudável de Loulé, sendo este o concelho que acolhe o Observatório Nacional do Envelhecimento e o Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA).
O trabalho realizado em torno das alterações climáticas e do desenvolvimento sustentável também foi alvo de interesse por parte do embaixador que recebeu da mão do presidente da Câmara um exemplar do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) de Loulé, o primeiro plano municipal desta natureza aprovado no país.
Por outro lado, e considerando a numerosa comunidade italiana que reside no concelho, Carlo Formosa quis saber um pouco mais sobre esta população, a que atividades económicas e profissionais estão estes munícipes ligados, se estão bem integrados no território de Loulé e de que forma participam na vida da comunidade local.
Loulé tem recebido ao longo dos anos diversos representantes de países e comunidades estrangeiras, tendo este concelho uma política virada para a cooperação internacional em áreas como a cultura, a economia, o desporto, a criatividade ou a sustentabilidade.