Por todo o País, os centros oficiais de acolhimento de animais são um instrumento fundamental no âmbito da política de saúde.
Cada vez mais se afirmam uma sensibilidade e preocupação públicas com o bem-estar dos animais e para com a situação de animais domésticos e errantes.
Temos exemplos de boas práticas de tratamento e cuidados para com animais mas ainda há um caminho longo a percorrer até à uniformização de procedimentos.
Em Lagos, a Câmara Municipal tem em funcionamento um canil-gatil que desempenha as funções cometidas aos centros oficiais de acolhimento de animais.
No entanto, entendemos que a atribuição ao canil-gatil do novo nome de CASA DOS ANIMAIS DE LAGOS, será mais sugestivo e apelativo, nomeadamente para os sectores das crianças e jovens, criando melhores condições de atractividade e sendo assim um significativo contributo para o alargamento do interesse da população em geral pelos animais de companhia.
Este último objectivo poderá ser ainda completado com outras medidas que melhorem a imagem do canil-gatil, como sejam a criação tanto de um lema que identifique a Casa dos Animais de Lagos, como de uma mascote para ser reproduzida como logotipo e na edição de materiais publicitários e de divulgação.
Para o efeito, deverá ser aberto concurso junto dos sectores escolares dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundário para elaboração de uma mascote da Casa dos Animais de Lagos;
A realização deste concurso de expressão artística pretende sensibilizar e envolver as crianças e jovens para as necessidades e condições de vida dos animais do concelho e promover a Educação para a Cidadania, através de processos de coresponsabilização e participação.
Será igualmente feito o lançamento de uma a campanha UM ANIMAL UM AMIGO, para sensibilização e o envolvimento da população em geral, incidindo particularmente junto dos sectores escolares:
Ao mesmo tempo, a melhoria do funcionamento das instalações será conseguida com a instalação de painéis solares que permitam a autonomia energética da Casa dos Animais de Lagos.
Face ao exposto, os eleitos da CDU propõem que a Assembleia Municipal de Lagos, reunida a 28 de Setembro de 2020 delibere recomendar à Câmara Municipal de Lagos:
1. alteração do nome do canil/gatil para Casa dos Animais de Lagos, centro oficial de acolhimento de animais
2. Lançamento de um concurso junto da população estudantil dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos para elaboração de uma mascote da Casa dos Animais de Lagos, para ser reproduzida como logotipo e na edição de materiais publicitários e de divulgação;
3. lançamento de uma a campanha UM ANIMAL UM AMIGO, para sensibilização e o envolvimento da população em geral, incidindo particularmente junto dos sectores escolares:
a) criação de materiais próprios para a campanha;
b) em colaboração com os agrupamentos escolares, elaborar um calendário de visitas dos. estudantes à Casa dos Animais.
4. Instalação de painéis solares na Casa dos Animais.