Ao longo de vários anos, a Câmara Municipal de Aljezur tem apoiado as Juntas de Freguesias, com vários apoios para investimentos e aquisição de equipamentos, no sentido de melhorar condições de trabalho e responder aos anseios das suas populações.
Para trabalhar, as freguesias dispõem de atribuições próprias, as quais visam a promoção e a salvaguarda dos interesses próprios das respectivas populações – os quais nem sempre são correspondidos «com a devida transferência financeira por parte do Estado», segundo a Autarquia aljezurense.
Assim, e porque o Município deve ser o garante da promoção da coesão territorial e reforço da solidariedade institucional, de forma a garantir a melhoria da qualidade dos serviços prestados às populações locais, foram assegurados, entre todas as freguesias, os princípios da igualdade, da não discriminação, transparência, participação e da necessidade e suficiência de recursos.
A proximidade e colaboração entre a Câmara e as freguesias tem sido «uma constante ao longo dos anos», a fim de «servir mais e melhor as suas populações», afirma o Município. Assim, além das
delegações de competências e acordos de execução, este ano está reservado um pacote de reforço financeiro, no valor total de 260.000 mil euros, a ser distribuído pelas quatro freguesias, portanto, 65.000 mil euros
para cada uma.
Numa primeira fase, para apoios financeiros foram aprovados os seguintes projectos:
• Junta de Freguesia de Aljezur: 65 mil euros, para construção de armazém de equipamentos e criação de melhores condições para trabalhadores.
• Junta de Freguesia de Bordeira: 15 mil euros, para arranjo de jardins na freguesia, dando continuidade ao trabalho de embelezamento nos vários locais, que tem vindo a ser desenvolvido.
• Junta de freguesia de Odeceixe: 50 mil euros, para renovação e aumento das instalações do armazém da junta, permitindo melhoramentos nas instalações para o pessoal, assim como um apoio de 10 mil euros, para intervenção nos espaços ajardinados da Variante de Odeceixe e equipamentos de ginástica.
• Junta de Freguesia de Rogil: 10 mil euros, para aquisição de viatura, assim como um apoio de 14 mil euros para finalização do projecto de novo edifício para a junta.
Neste primeiro pacote de apoios financeiros, que totaliza um valor total de 165 mil euros (já aprovados), preparam-se agora, com a restante verba, vários reforços nas delegações de competências, com outras medidas e para várias áreas.