(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Misericórdias a correr em Terras do Infante

Misericórdias a correr em Terras do Infante

A 1ª estafeta LagoSagres foi realizada em 25 de Maio de 2019, quarenta e três anos depois da morte de José Filipe Vidal Fialho, benemérito da Misericórdia de Lagos, juntamente com a sua esposa Maria Francisca Veiga Nogueira Fialho.

A bandeira que foi levada durante todo o percurso fez alusão à homenagem que foi feita. O Provedor Armindo Vicente marcou presença no Lar de Sagres, aquando da chegada desta iniciativa que ligou as Misericórdias de Lagos e Vila do Bispo, num total de 38,5 Km. Na ocasião, deixou lembranças, ficando o galhardete na posse do Núcleo de Amigos do Atletismo de Lagos e a medalha na posse do Olímpico Clube de Lagos. Os participantes lacobrigenses no apoio logístico foram: Catarina Felício-Irmã da SCML e representando o Olímpico Clube de Lagos, José Mariano Jesus, Maria Luísa Jesus, Zaida Gorgulho-Irmã da SCML e representando o Núcleo de Amigos do Atletismo de Lagos Já quanto aos participantes lacobrigenses na corrida foram: José Assunção-Utente e representando o Olímpico Clube de Lagos, presente às 14.00h, na Rua 25 de Abril, nº 35, Lagos-Lar José Filipe Fialho e Residências Maria Francisca Fia; Henrique Duarte- -Irmão, 14.16h-Lar José Filipe Fialho e Residências Maria Francisca Fialho-Lar Rainha D. Leonor; António Ferreira-Irmão e representando a Associação Académica da Bela Vista, Lagoa, 14.27h -Lar Rainha D. Leonor-Lar de Espiche; Fábio Reis-Convidado e representando a Casa do Benfica de Faro, 14.56h-Lar de Espiche-Lar de Budens; Carlos Jesus-Irmão e representando o Núcleo de Amigos do Atletismo de Lagos, 15.40h-Lar de Budens-Centro de Dia da Raposeira; Luís Martins-Irmão, 16.14h- -Centro de Dia da Raposeira- -Centro de Dia de Vila do Bispo; Mário Felício-Irmão e representando o Olímpico Clube de Lagos, 16.26h-Centro de Dia de Vila do Bispo-Lar de Sagres-17.18h. “Nas Pisadas do Infante”.

1ª Estafeta “Valências Unidas” dedicada à Santa Casa da Misericórdia de Lagos

Recorde-se que a mesma organização, já tinha levado a cabo a 1ª Estafeta “Valências Unidas” dedicada à Santa casa da Misericórdia de Lagos, uma iniciativa inédita liderada por Carlos Mariano Jesus, irmão da Misericórdia de Lagos, em clima de lazer e confraternização, mas com o objectivo claro do cumprimento rigoroso de todo o percurso. O evento decorreu no dia 17 de Novembro de 2018, com início pela manhã no Lar José Filipe Fialho e final à tarde, no mesmo local (percorreu todas as Valências da Instituição na distância de 40,9 Km dividida por nove percursos). Participação activa na organização de alguns irmãos, funcionários e utentes com o propósito de alguma forma homenagearem a Rainha D. Leonor, 493 Anos pós a sua morte em 17/11/1525, como tendo sido a fundadora das misericórdias em 02/07/1498, tendo sido a de Lagos uma das pioneiras. Houve a anuência por parte do Provedor, Fernando Graça, tendo o mesmo comparecido na Partida e na Chegada, acompanhado por outros membros da Mesa Administrativa.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos