A iniciativa que une as autarquias de Lagos e de Loulé é destinada a alunos de 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário das escolas algarvias, sendo que, nesta 19.ª edição, os trabalhos de texto e ilustração inspirados nas obras da autora podem ser entregues até 15 de fevereiro de 2025.
Com quase duas décadas de existência, este concurso literário organizado pela Biblioteca Municipal Júlio Dantas (Lagos) e Biblioteca Sophia de Mello Breyner Andresen (Loulé) visa incentivar a imaginação e criatividade da comunidade escolar, assim como incentivar à leitura das obras de uma das maiores referências da cultura e literatura portuguesas que, não sendo algarvia, tem uma forte ligação à região.
Assim, até ao dia 15 de fevereiro de 2025, os estudantes do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da região do Algarve poderão entregar os seus trabalhos, seja na componente de Texto (Poesia, Prosa ou Ensaio) ou de Ilustração. São admitidos trabalhos originais e inéditos que façam referência à obra original de Sophia sobre a qual se inspiram. Nas categorias de Texto e Ilustração, poderão ser entregues trabalhos de grupo, tendo no máximo três elementos (todos do mesmo ciclo de ensino). Os trabalhos podem ser entregues presencialmente nas bibliotecas municipais de Loulé ou Lagos ou enviados através de correio.
O júri é constituído por representantes das autarquias de Lagos e de Loulé, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e da Biblioteca, da DGESTE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Algarve e um autor convidado. A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá este ano em Lagos, a 12 de abril de 2025.
O júri atribuirá quatro prémios a cada nível de escolaridade, dois por categoria - modalidade de Texto (Poesia, Prosa, Ensaio) e modalidade de Ilustração: 1º Prémio: cartão-oferta no valor 400€ + diploma de participação; 2º Prémio: cartão-oferta no valor 200€ + diploma de participação. Existe a possibilidade de atribuir menções honrosas: livros + diploma de participação.
O Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen reforça a sua posição, ano após ano, como uma das mais importantes iniciativas de promoção da leitura junto dos jovens algarvios, permitindo ainda reforçar os laços entre as bibliotecas de dois municípios com tanta ligação à autora.
Consulte as normas de participação aqui.