No passado dia 5 de setembro, a Federação Regional das Associações de Pais do Algarve (FRAP Algarve) reuniu-se com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Algarve (DGEstE - DSRAl) para apresentar formalmente a recém-criada federação regional.
Esta reunião foi um marco importante na consolidação da cooperação entre as duas entidades, sublinhando a missão da FRAP Algarve de ser uma voz ativa no sistema educativo da região, ao lado das associações de pais.
A agenda da reunião focou-se na visão estratégica da FRAP Algarve e nos valores que sustentam o seu programa de ação. Foi destacada a importância da participação ativa dos pais na educação dos seus filhos e a parceria essencial entre a Federação e a DGEstE - DSRAl, num momento em que o início do ano letivo traz à tona desafios significativos para a educação no Algarve.
Entre os temas discutidos, a falta de docentes na região foi amplamente abordada. O crescimento da comunidade imigrante no Algarve, que reforça a necessidade de professores de Português Língua Não Materna (PLNM), foi outro ponto de destaque. As turmas sobrelotadas e a escassez de espaços escolares continuam a ser uma realidade, agravando a situação. A FRAP Algarve alertou ainda para a insuficiência de psicólogos escolares, sublinhando que, apesar do aumento do número de profissionais, o crescimento exponencial dos casos de saúde mental, desde o 1º ciclo, exige uma resposta urgente e robusta.
Outro ponto central foi a formação dos assistentes operacionais, cuja atuação vai muito além dos rácios estabelecidos. As múltiplas funções desempenhadas diariamente por estes profissionais são cruciais para o bem-estar das crianças e jovens, o que reforça a necessidade de formação contínua e adequada.
No âmbito do Plano de Recuperação de Aprendizagens, a FRAP Algarve expressou a sua preocupação com o atraso na disponibilização das orientações prometidas pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação e com a entrega dos kits tecnológicos, ainda sem uma solução clara relativamente aos routers e à sua disponibilização gratuita.
A DGEstE - DSRAl, reconhecendo a proatividade e o compromisso da FRAP Algarve, elogiou o plano de ação da Federação, destacando em particular a criação de um Centro de Capacitação Parental e Associativo, uma iniciativa que vê como fundamental para o fortalecimento do associativismo parental na região.
No que diz respeito às preocupações levantadas pela FRAP Algarve, a DGEstE - DSRAl sublinhou a necessidade de se potencializar as possibilidades da região, no sentido de se formar jovens docentes. Sobre o PLNM, a DGEstE - DSRAl destacou as boas práticas já implementadas, como o acolhimento de alunos e a criação de grupos com um mínimo de 10 alunos.
No campo da saúde mental, foi dado destaque à criação do Conselho Regional de Saúde Mental pela ARS, ao qual a DGEstE - DSRAl se associou, numa iniciativa que procura responder às crescentes necessidades dos alunos nesta área.
Esta reunião reflete o compromisso da FRAP Algarve em continuar a trabalhar em estreita colaboração com a DGEstE - DSRAl e outras entidades, na construção de uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, que responda aos desafios específicos da região e às expectativas de pais, encarregados de educação e alunos.