The Campus recebe o torneio de ténis mais importante de sempre no Algarve

O The Campus Carby Volkswagen Ladies Open continua a crescer e à quarta edição será o torneio de ténis mais importante de sempre a acontecer na região algarvia, onde nunca uma prova ofereceu tantos pontos (75) e distribuiu um prizemoney tão elevado (60.000 dólares). Tudo acontece no Resort da Quinta do Lago entre os dias 12 e 19 de outubro.
Organizado pelo The Campus — o complexo multidesportivo que está situado no coração da Quinta do Lago — com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, o The Campus Carby Volkswagen Ladies Open entrou no calendário da Federação Internacional de Ténis como prova da categoria W25 em 2022, foi elevado a W40 em 2023, a W50 em 2024 e a W75 em 2025.
A quarta edição terá como protagonistas várias jogadoras do top 200 WTA e as melhores tenistas portuguesas da atualidade.
No domingo realizam-se os primeiros encontros do qualifying e a partir de terça-feira serão disputados os embates relativos ao quadro principal, encabeçado por Nuria Brancaccio. A italiana de 24 anos ocupa a 158.ª posição no ranking WTA e em agosto venceu um torneio da categoria ITF W75 em Cordenons, tendo ficado perto de superar essa conquista no mês passado, ao ser finalista de um WTA 125.
Na lista de inscritas segue-se a russa Maria Timofeeva. Aos 21 anos ocupa a 157.ª posição, mas chegou a ser 93.ª e este verão regressou aos títulos com uma campanha dourada no ITF W100 da Figueira da Foz, exatamente dois anos após ter conquistado de forma surpreendente um WTA 250 em Budapeste, na Hungria.
Sofia Costoulas (165.ª), Jana Fett (171.ª) e Clervie Ngounoue (173.ª) fecham o grupo de jogadoras que fazem parte do top 200 mundial, mas entre as tenistas que vão participar no The Campus Carby Volkswagen Ladies Open também se inclui Mona Barthel (203.ª). A alemã de 35 anos foi número 23 mundial em 2013 e conta com quatro títulos WTA no currículo em sete finais, bem como 21 vitórias em quadros principais de torneios do Grand Slam — com destaque para os oitavos de final no Australian Open de 2017.
Igualmente com entrada direta no quadro principal desta quarta edição surgem as duas melhores portuguesas da atualidade, as irmãs Matilde Jorge (245.ª) e Francisca Jorge (248.ª).
Aos 21 anos, Matilde Jorge atravessa a melhor fase da carreira. A vimaranense conquistou o maior título do currículo ao derrotar a irmã mais velha no ITF W50 de Montemor-o-Novo e com essa conquista reclamou pela primeira vez o estatuto de número um nacional em singulares, feito entretanto também conseguido nos pares.
Francisca Jorge é três anos mais velha e também já aumentou o palmarés esta época, ao vencer a segunda final entre irmãs consecutiva para revalidar o título na cidade berço. A jovem de 25 anos foi 176.ª do ranking em julho de 2024 e persegue o regresso aos torneios do Grand Slam, tendo escolhido o The Campus como palco para voltar após quatro semanas a recuperar de uma entorse no pé direito sofrida em Évora.
Este será o último torneio internacional que as duas irmãs disputam em Portugal antes de defenderem as cores da seleção nacional no play-off de acesso à fase final da Billie Jean King Cup que acontecerá em Hobart, Austrália, no mês de novembro.
A comitiva lusa surge em peso nesta edição com os nomes de Angelina Voloshchuk (497.ª), Inês Murta (830.ª), Ana Filipa Santos (1031.ª), Analu Freitas (1184.ª), Lena Couto (1329.ª) e Teresa Franco Dias (1330.ª). A composição final dos quadros ficará definida com a atribuição dos wild cards para o quadro principal e o qualifying.