O Projecto Futebol de Rua, promovido pela Associação CAIS em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, está de volta para a sua 20ª edição. Esta iniciativa tem o objetivo de promover a prática desportiva e utilizá-la como estratégia de intervenção na promoção da inclusão social.
De 7 de a 10 de março, em Viseu, irá decorrer o Encontro de Promotores Distritais e Regionais e Formação em Métodos de ENF (Educação Não Formal), destinada ao corpo técnico das entidades promotoras com o intuito de promover a partilha de boas praticas e a capacitação para a utilização dos métodos de ENF e ainda a Formação Técnica de Treinadores de Futebol de Rua, que se destina a treinadores, em particular selecionadores distritais e regionais e antigos participantes, com o intuito de promover a sua capacitação técnica como treinadores.
Já os torneios distritais e regionais arrancam no dia 31 de março em Viana do Castelo e decorrem até finais de julho, um pouco por todo o território nacional. Provas que irão colmatar na Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua, fase nacional do torneio onde participam equipas femininas, masculinas e mistas, de diferentes distritos e regiões autónomas do território nacional com jogadores de diferentes faixas etárias, e que se realiza de 6 a 10 de setembro na cidade de Castelo Branco.
Ainda antes da Fase Final do Torneio, irá decorrer, durante o mês de julho, o Campeonato do Mundo de Futebol de Rua, a realizar-se, em Sacramento, nos Estados Unidos da América.
Os elementos que vão integrar a Seleção Nacional de Futebol de Rua são selecionados durante a fase distrital do Torneio Nacional de Futebol de Rua que, após um estágio, participarão na competição da HWC Foundation, onde a equipa portuguesa se sagrou campeã no ano passado.
Esta competição internacional tem o intuito de utilizar o poder do futebol como forma de valorizar e alertar para as problemáticas da exclusão social e da pobreza em todo o mundo.
O Projeto Futebol de Rua é uma iniciativa da Associação Cais e de outras entidades parceiras que promove o acesso ao desporto, qualifica participantes e profissionais, promove ainda o acesso a atividades culturais e recreativas, criando uma consciência social para as problemáticas sociais. O futebol é, deste modo, um instrumento de capacitação no desenvolvimento de valores e competências pessoais e sociais em todos os jovens participantes.
Todos os torneios são de acesso gratuito. Para saber mais informações, aceda às redes sociais da iniciativa, no Facebook e no Instagram.
Calendário de atividades por distrito:
1. Viana do Castelo – 31 de março – Promotor Local – Casa dos Rapazes
2. Leiria – 29 de abril – Promotor Local – Centro Recreativo de Alcanadas
3. Viseu – 5 de maio – Promotor Local - Adamastor
4. Braga – 6 de maio – Promotor Local - SYnergia
5. Lisboa – 7 e 13 de maio – Promotor Local – O Companheiro
6. Setúbal - 13 de maio – Promotor Local – CRIAR-T
7. Porto - 14 de maio – Promotor Local – Gondomar Cultural
8. Açores - 16 a 18 de maio – Promotor Local – C.A.S.A – Bernardo Manuel Silveira Estrela – CDIJ CASA
9. Madeira - 19 de maio – Promotor Local - AMDpT
10. Santarém – 20 de maio – Promotor Local – União Desportiva Rossiense
11. Aveiro - 27 de maio – Promotor Local - Câmara Municipal de Aveiro
12. Castelo Branco – 28 de maio – Promotor Local – ADM Estrela
13. Coimbra – 29 de maio – Promotor Local - CASPAE 10 – Trampolim E8G
14. Évora – 31 de maio – Promotor Local – Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Évora
15. Faro – 2 de julho – Promotor Local – MOJU – Mais Sucesso E8G
16. Beja – 3 e 4 de junho – Promotor Local – PAX JOVEM
17. Guarda - 22 de julho – Promotor Local – N.D.S Guarda