O Estádio Arsénio Catuna detém agora mais e melhores condições para a prática desportiva e a sustentabilidade ambiental não está esquecida. Foi, aliás, um dos propósitos que esteve na origem da empreitada de instalação de iluminação LED e outras remodelações das instalações elétricas.
O obra, agora concluída, permitiu dotar o campo relvado com as melhores condições de iluminação existentes para a prática desportiva, com níveis adequados à competição, e veio melhorar a eficiência energética, reduzindo os custos de energia em mais de 50% com relação aos equipamentos agora substituídos. Este trabalho permitiu também a criação de acesso em segurança às torres de iluminação. Além disso, foram executadas outras melhorias nos materiais elétricos existentes juntos aos balneários.
Tratou-se de um investimento de cerca de 107 mil euros, que para além de constituir uma melhoria nas condições de utilização daquele espaço, ainda vai permitir uma poupança anual de energia de cerca de 10 mil euros. “O caminho é este, o da sustentabilidade energética, por um lado e, por outro, dar mais e melhores condições para a prática de desporto aos nossos munícipes”, refere José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
Refira-se que o Estádio Arsénio Catuna está localizado na periferia da povoação da Guia. Possui uma bancada para 1000 pessoas, está equipado com iluminação e o seu relvado tem uma dimensão de 97m x 58m. Possui dois balneários, posto médico, sala para árbitros, sala de treinadores, espaço para jornalistas e gabinete de massagens. Possui ainda em anexo um complexo de campos de futebol sintéticos com 1 campo de Futebol 11 que se desdobra em 2 campos de futebol de 7, com balneários independentes ao estádio. Possui 5 balizas amovíveis com rodas e caixilho ao solo, sendo 3 para futebol de 11 e 2 para futebol de 7.
O vereador responsável pelos pelouros do Desporto e Ambiente, Cristiano Cabrita, não esconde a satisfação ao referir que “o conforto dos nossos praticantes de desporto é um objetivo muito firme nos nossos propósitos. Somos candidatos oficiais a Cidade Europeia do Desporto 2026, mas mesmo que não o fôssemos, a nossa aposta na qualidade do Desporto em Albufeira seria a mesma”. O também vice-presidente do Município assinala ainda que “a sustentabilidade ambiental é uma preocupação muito grande. O que fazemos hoje, dita o amanhã, e estamos empenhados em fazer tudo por tudo para, pela parte que nos diz respeito, respeitarmos o planeta. Dependemos da sustentabilidade ambiental não só para a economia, mas para tudo”.
Refira-se que o Estádio Municipal Arsénio Catuna é frequentado regularmente por cerca de 300 atletas.