Algarve afirma liderança cultural
Publicação da Autoridade de Gestão do Programa Regional Algarve 2030 e da CCDR Algarve destaca projetos inovadores que unem tradição e futuro
Publicação da Autoridade de Gestão do Programa Regional Algarve 2030 e da CCDR Algarve destaca projetos inovadores que unem tradição e futuro
Masterclass, concerto esgotado e exposição fotográfica “Jazz On The Move” no Centro Cultural de Lagos, de 9 a 11 de outubro
O último trimestre do ano iniciou com a comemoração do Dia Mundial da Música e alarga a sua oferta cultural a outras disciplinas artistícas, com propostas em diferentes áreas que vão do teatro à ópera e ao stand up comedy. Em outubro o Teatro das Figuras recebe ainda duas estreias nacionas, com os espetáculos “O Meu Super Herói” e “A Farsa de Inês Pereira (a Grã)”.
Outubro brinda-nos com mais um grande momento cultural, através do XXVI Concurso de Fado “Cidade de Lagos 2025” e Gala do Fado.
A 3.ª edição do Festival Recantos de Música volta a reunir músicos que farão de recantos da cidade o seu palco. Com organização do Grupo Coral de Lagos e Contemporaneus, os concertos decorrerão quase como manifestações artísticas espontâneas, como se o músico tivesse passado naquela rua ou espaço, decidindo mostrar a sua arte a quem passa ou por lá está. Eis o programa:
Ensaio Aberto à população
No próximo domingo, 5 de Outubro, às 16h30, o Bairro dos Moinhos-Zambujal será palco de um concerto especial: “Trovas e Tangos-Guitarra e Flauta”, promovido pelo Projecto Linha Comum da associação Questão Repetida.
De 29 de Setembro a 5 de Outubro, a Quinta Velha, no Cotifo, volta a transformar-se num palco vivo de criatividade e encontro entre comunidades. Este ano, o festival reforça a sua dimensão internacional e volta a juntar artes performativas, educação e sustentabilidade, sempre com o mesmo propósito: ligar gerações e criar pontes entre o campo e a cidade através da cultura.
A Fortaleza de Sagres celebra o Dia Nacional dos Castelos, que se assinala no próximo dia 7 de outubro, com um programa diversificado, que evoca a dimensão militar e geoestratégica deste monumento, o qual constitui uma das mais relevantes fortificações abaluartadas do país, cuja configuração foi evoluindo ao longo dos séculos, adaptando-se às distintas épocas e contextos políticos e militares e acompanhando a evolução da técnica e da pirobalística.
Em 2025, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. (CCDR Algarve) concedeu apoio a nove projetos criativos culturais de âmbito regional, sob o lema “Viver o Património, Abraçar a Cultura”, sobre os quais tem vindo a desenvolver e divulgar um conjunto de vídeos.