
Abril no Figuras: da “Menopausa” de Cláudia Raia à 9.ª Edição do Festival “Os Dias do Jazz”
O mês da Liberdade iniciou no Teatro das Figuras com muito humor e termina com o concerto de abertura da 9.ª edição do festival “Os dias do Jazz”.
O mês da Liberdade iniciou no Teatro das Figuras com muito humor e termina com o concerto de abertura da 9.ª edição do festival “Os dias do Jazz”.
No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala no dia 18 de abril, as Ruínas Romanas de Milreu, monumento afeto ao Património Cultural, I.P., promove no dia 12 de abril, a Conferência “Entre a Catástrofe e a Abundância: ruína e construção em Milreu”, com o Professor Doutor João Pedro Bernardes, e no dia 13 de abril, uma visita orientada com o tema “Milreu: XX séculos de História. Do apogeu ao declínio da villa Romana”.
A FORTALEZA CULTURAL 2025 inicia-se com "Outras matérias sensíveis, laboratórios de pensamento e experimentação" um projeto de Susana de Medeiros, que terá lugar na Fortaleza de Sagres, durante o mês de abril.
Depois de um 2024 com mais de 70 concertos pelo país, Buba Espinho desafia-se a levar o Cante consigo, desta vez percorrendo vários cantos de Portugal e as suas culturas, bem como a arte explorada em cada lugar, no ano em que este celebra 10 anos de Património Imaterial da Humanidade pela Unesco.
A Questão Repetida anuncia a estreia do espetáculo Gatilho, fruto de um projeto artístico inovador de transformação social, que ganha vida no próximo dia 24 de abril, pelas 19 horas, no Centro Cultural de Lagos.
Por despacho do Presidente do Património Cultural, I.P. foi hoje dada nota pública da inscrição do BOLO DO TACHO (originário de Monchique) na Listagem Nacional do Património Cultural Imaterial.
Foram mais de 60 mil pessoas que durante os 12 meses do ano de 2024 passaram pelos vários espaços culturais do concelho de Castro Marim, tendo sido registados alguns aumentos de visitantes comparados com o ano anterior.
De entre as dezenas de trabalhos de trabalhos de texto e ilustração apresentados, foram escolhidos os criativos premiados desta iniciativa dos municípios de Lagos e Loulé. A cerimónia de entrega dos prémios decorre no próximo dia 12 de abril, no Centro Cultural de Lagos.
No ano em que se assinala o centenário de nascimento de Carlos Paredes, o município de Lagos promove uma programação dedicada à vida e obra de um dos maiores mestres da guitarra portuguesa. Sob o título “Verdes São os Anos – 100 anos com Carlos Paredes”, o programa estende-se pelos meses de abril e maio, atravessando a música, o cinema, a literatura e o encontro de ideias numa homenagem à influência do compositor na cultura portuguesa.
O Grupo Coral Ossónoba prepara-se para celebrar o 25 de abril com um espetáculo especial no Teatro das Figuras, em Faro, onde grandes temas da liberdade e que marcaram a revolução serão levados a palco. Mais do que um concerto, o espetáculo traça o percurso musical e poético rumo à democracia pelas vozes dos três coros do Ossónoba e de ilustres artistas da região. Para ver dia 12 de abril, às 21h30.