O Espaço Empresa de Lagos disponibilizou algumas informações à população a par do programa "Garantir Cultura", uma medida de apoio a fundo perdido que visa a mitigação dos impactos da crise pandémica no sector cultural.
Muito se tem falado em Cultura e nas dificuldades que este sector atravessa. Neste contexto, o programa "Garantir Cultura" é um apoio universal não concursal), criado pelo Governo com o intuito de estimular a (gradual) retoma da sua actividade, permitindo a remuneração do trabalho artístico e técnico.
Este programa procura apoiar a apresentação de projectos de criação ou programação artísticas, a realizar em formatos e contextos físicos ou digitais. Destina-se, portanto, a entidades artísticas singulares e colectivas que prossigam actividades de natureza não-comercial (incluindo os empresários em nome individual sem contabilidade organizada); tecido empresarial (micro, pequenas e médias empresas, incluindo os empresários em nome individual com contabilidade organizada) do sector cultural e artístico.
Os limites máximos dos apoios no âmbito do "Garantir Cultura" são de 50 mil euros para as microempresas, 75 mil euros para pequenas empresas e 100 mil euros para as médias empresas.
O apoio é acumulável com outros incentivos públicos, designadamente do programa "Apoiar". As candidaturas estão abertas desde dia 6 de Abril e manter-se-ão até ao esgotamento da dotação.
Saiba mais sobre o programa aqui. Caso pretenda conferir outros apoios ao sector, clique aqui.