A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, assinalou o Dia Internacional do Livro Infantil, no dia 2 de Abril, data em que se comemora em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen, com a apresentação de um conto online, dirigido ao público infantil.
A iniciativa, intitulada “Cápsula do Tempo”, foi muito bem acolhida pelas crianças e pelos professores. Os trabalhos serão apresentados ao público, em exposição a realizar, ainda, em 2020 na Biblioteca Municipal.
O Dia Internacional do Livro Infantil foi assinalado em Albufeira com uma iniciativa dirigida ao público infantil, intitulada “Cápsula do Tempo”.
O desafio consistiu em pedir às crianças que relatassem, através de uma carta ou de um conto a sua experiência de confinamento devido à pandemia que assolou o mundo, dando-nos a conhecer a sua visão dos acontecimentos e dos sentimentos que esta realidade originou.
A iniciativa foi dirigida a todas as crianças que quisessem participar, através do envio de textos e/ou de desenhos à Biblioteca Municipal Lídia Jorge, com o objetivo de realizar uma exposição com os referidos trabalhos, ainda em 2020. Serão depois guardados durante alguns anos, por forma a permitir um distanciamento deste momento único, para serem novamente expostos e permitirem uma perceção mais imparcial desta realidade vivida em 2020.
O desafio foi ainda lançado aos professores de 1º e 2º ciclos do ensino básico, e contou com a adesão das EB1/JI de Vale Pedras e EB1 de Caliços e ainda da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita (6º ano) que enviaram trabalhos de alunos, constituídos na maioria por textos e ilustrações representativos do momento vivido.
O desafio “Cápsula do Tempo” recebeu 36 trabalhos, de crianças entre os 7 e os 11 anos de idade, que aguardam agora a oportunidade de serem expostos à comunidade, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge.