(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

A associação Impacto Ímpar apresenta a 2ª edição do Festival e Concurso de Música Infante D. Henrique – Cidade de Lagos | 12 de Novembro a 3 de Dezembro

A associação Impacto Ímpar apresenta a 2ª edição do Festival e Concurso de Música Infante D. Henrique – Cidade de Lagos | 12 de Novembro a 3 de Dezembro

A 2ª edição do Festival e Concurso de Música Infante D. Henrique – Cidade de Lagos, tem como principais objectivos estimular, valorizar e desenvolver o gosto pela música, particularmente o repertório ligado à música clássica; promover a fruição cultural; promover e estimular o intercâmbio cultural e artístico entre estudantes, escolas, famílias e meio social envolvente;  desenvolver nos participantes do Concurso e da Maratona Musical a autoconfiança e o gosto pela socialização; contribuir para o desenvolvimento do tecido sociocultural e económico da região.

Este Festival inclui diferentes dinâmicas: Concertos, Masterclasses, Concurso Internacional para Jovens Músicos e uma Maratona Musical com jovens estudantes de música e músicos profissionais de todo o país.

Concertos

Afigura-se crucial apresentar músicos de excelência para transmitir qualidade artística ao mais alto nível. A proposta enquadra-se em três momentos:

Já teve início ntem, 12 de Novembro, ma Igreja de S. Sebastião, pelas 19h00 com o guitarrista e professor da Escola Superior de Música, António Jorge Gonçalves: concluiu o Curso Geral de Guitarra na classe de Piñeiro Nagy. Em 1984 continuou os seus estudos na Bélgica, no Conservatório Real de Bruxelas, onde ganhou no mesmo ano o Primeiro Prémio de Guitarra. No ano seguinte, como bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura, prosseguiu os estudos no referido Conservatório, obtendo o 1.º Prémio em Música de Câmara e o Diploma Superior em Guitarra, ambos com distinção. Paralelamente, frequentou Masterclasses de Guitarra em Budapeste, Utrecht e Roterdão com David Russel; na Bélgica, em Alden-Bisen com Raphaella Smits; no Estoril com Alberto Ponce; em Colônia com Hubert Käppel e em particular com Odair Assad. Apresentou diversas primeiras audições de autores contemporâneos, nomeadamente no Festival de Música do Estoril. Fez gravações para a Antena 2, RDP1 e Rádio Televisão Belga. Em 1992 gravou o seu primeiro CD intitulado “XX Century Guitar Music” e em 2005 gravou em Duo com Ana Guerreiro o CD “Viena Portrait by Carulli” com obras de Haydn, Moazart, Beethoven e Carruli interpretadas em instrumentos de época. É regularmente convidado a participar em Festivais Internacionais de Guitarra, nomeadamente Santo Tirso, Aveiro, Oeiras, Sernancelhe, Marrocos e Ilhas Canárias. Desde 1997 leciona Guitarra na Escola Superior de Música de Lisboa.

18 de novembro (Igreja de São Sebastião | 21h), com os renomados músicos: Duo Kontaxakis-Ivanovich (Grécia e Croácia); Michalis Kontaxakis e Dejan Ivanovich iniciaram a sua colaboração com o primeiro recital em Abril de 2004 (Atenas). Nessa altura, a ideia de formar um conjunto profissional de música de câmara parecia quase impossível devido à distância (residentes de Atenas e Lisboa) e à dificuldade de realizar ensaios regulares para manter o nível profissional exigido pelos seus critérios. Desde o início, o foco principal das suas interpretações tende a ser a comunicação profunda da música de câmara que sublinha a expressão e o carácter da música, juntamente com uma genuína igualdade de tempo sonoro.
Como solistas, Michalis e Dejan realizaram extensas digressões de recitais em quatro continentes, tendo ganho prémios nos mais importantes concursos de guitarra (A. Segovia, Francisco Tárrega, Havana, Doña Infanta Cristina, Printemps de la Guitare, Sinaia, Volos, etc.).
No dia 6 de Julho de 2019, tiveram o privilégio de participar de um concerto de homenagem ao maestro Rodrigo no 20º aniversário de sua morte, sob o patrocínio de Cecilia Rodrigo, presidente da Fundação Joaquín Rodrigo, em Petrer (Espanha).
Têm sido convidados a actuar em importantes festivais, salas de concerto e séries como Gevelsberg Festival (Alemanha), Guitar Art Festival (Sérvia), Guimarães Guitar Festival (Portugal) e Centro Cultural de Belém (Portugal), Petrer Guitar Festival (Espanha). ), Festivais Veria e Megaron-Thessaloniki (Grécia) e série de concertos Viva Guitar em Zagreb (Croácia).
A reacção da imprensa foi muito positiva, com o Westfalen Post (Alemanha, 2007) considerando-os como “[…] uma das maiores duplas de guitarras do mundo […]” juntamente com a Professional Audio Magazine (Alemanha, 2010) confirmando a mesma afirmação ( “[…] para Aficionados, um dos melhores Duos de Guitarra do mundo […]”).

2 de Dezembro (Centro Cultural de Lagos | 21h00) Concerto de Piano e Canto, com Rem Urasin, um dos mais brilhantes pianistas russos da sua geração, vencedor de vários concursos internacionais, nomeadamente: Concurso Internacional Chopin de Varsóvia (1995), Monte Carlo Piano Masters (Grand Prix, 2001) e Concurso Internacional de Piano em Sydney (2004), e Lubov Petrova (Soprano | EUA) Estreou-se no Metropolitan Opera, com enorme sucesso em 2001 como Zerbinetta Ariadne auf Naxos e posteriormente apareceu no Metropolitan Opera em vários papéis, incluindo Sophie Werther, Norina Don Pasquale, Pamina Die Zauberflöte, Elvira L'italiana in Algeri, Adele Die Fledermaus, Blondchen Die Entführung aus dem Serail, Oscar Un ballo in maschera, Sophie Der Rosenkavalier, Nanetta Falstaff, Xenia Boris Godunov e em Der Ring des Nibelungen como Woglinde.

Masterclasses

Na dimensão pedagógica, apresentaremos Masterclasses de Guitarra com o Duo Kontaxakis-Ivanovich e respetivo concerto de alunos, onde poderão vivenciar uma situação de palco aliada ao progresso obtido ao longo das masterclasses. As Masterclasses terão lugar na EBS da Bemposta e na Biblioteca Dr. Júlio Dantas em Lagos, nos dias 17, 18 e 19 de Novembro. As inscrições serão disponibilizadas nas redes sociais, no site e enviadas às escolas com formação artística.

Concurso Internacional para Jovens Instrumentistas

Relativamente ao Concurso Internacional para Jovens Músicos (2 de Dezembro), este incluirá alunos de cordas dedilhadas e friccionadas, sopros, tonalidades e voz, de diversas regiões de Portugal (Conservatórios/Escolas de Música), e da categoria D (até 23 anos). estudantes (Universidades) de Portugal, Espanha e França. No final, será proporcionado mais um momento performativo aos vencedores do concurso. Embora seja uma competição, o objetivo principal é estimular o gosto pela aprendizagem, o desenvolvimento de competências, a aprendizagem entre pares e a socialização. Para a categoria D (até 23 anos) será de 500 euros. Os participantes da competição poderão assistir gratuitamente aos concertos do festival.

Tal como as Masterclasses, as inscrições serão disponibilizadas nas redes sociais, no site e enviadas às escolas que oferecem educação artística.

Maratona Musical Gil Eanes

Maratona Musical “Gil Eanes” dedicada a compositores portugueses (Renascença até aos dias de hoje). No dia 3 de Dezembro de 2023, a cidade de Lagos proporcionará um dia muito especial de fruição cultural: jovens estudantes de música (Universidades de Música e escolas com Ensino Artístico Especializado em Música de Portugal) e músicos profissionais irão interpretar obras de música clássica/erudita portuguesa, em quatro palcos, das 10h às 19h. E, na tentativa de estimular a criação de repertório, solicitámos a vários compositores algarvios obras musicais a estrear na fase final da Maratona (Acordeão, Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Voz e Piano), que serão interpretadas por músicos profissionais. O último momento da maratona musical (18h-19h) no Salão Nobre do Hotel Vila Galé, será transmitido em streaming, através das redes sociais da nossa página, da Direcção Regional de Cultura do Algarve Maratona Musical Gil Eanes
Maratona Musical “Gil Eanes” dedicada a compositores portugueses (Renascença até aos dias de hoje). No dia 3 de dezembro de 2023, a cidade de Lagos proporcionará um dia muito especial de fruição cultural: jovens estudantes de música (Universidades de Música e escolas com Ensino Artístico Especializado em Música de Portugal) e músicos profissionais irão interpretar obras de música clássica/erudita portuguesa, em quatro palcos, das 10h às 19h. E, na tentativa de estimular a criação de repertório, solicitámos a vários compositores algarvios obras musicais a estrear na fase final da Maratona (Acordeão, Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Voz e Piano), que serão interpretadas por músicos profissionais. O último momento da maratona musical (18h-19h) no Salão Nobre do Hotel Vila Galé, será transmitido em streaming, através das redes sociais da nossa página, da Direcção Regional de Cultura do Algarve e da Câmara Municipal de Lagos.

Este evento contará com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, Antena 2, Direcção Regional de Cultura do Algarve, Rede de Turismo do Algarve, o eminente Artista plástico João Sena (criação do LOGO), Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Agrupamento de Escolas da Bemposta, Conservatório de Música de Loulé-Francisco Rosado, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, Hotel Vila Galé, Correio de Lagos, Tomorrow Magazine, Centro de Formação Rui Grácio, ZOO de Lagos e CCDT. O seu principal patrocinador é a imobiliária Villas Key, em Lagos.

A direção artística é da responsabilidade de Ana Nunes e Gonçalo Duarte.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos