A Fortaleza de Sagres assinala o Dia Nacional do Mar (16 de novembro) com um programa especial que une arte e ciência, sublinhando a profunda ligação deste território – o Promontório de Sagres - ao Mar, convidando o público a refletir sobre a importância do oceano na nossa história, identidade e futuro sustentável.
A 4.ª edição do evento, promovido pela associação Impacto Ímpar, decorre de 22 de novembro a 8 de dezembro em vários espaços do concelho. O programa integra concertos com eminentes artistas internacionais, uma maratona musical e atividades de cariz pedagógico, com destaque para o espetáculo de estreia de obras de compositores e pintor algarvios.
Organização da Associação do Grupo Coral de Lagos, integrado no programa das Comemorações do Cinquentenário da sua constituição, o Coro Gulbenkian, sob a direção da Maestra Inês Tavares Lopes, apresentará o concerto “Missa para duplo coro de Frank Martin”, no próximo dia 22 de novembro, pelas 21H00, na Igreja de São Sebastião, em Lagos.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN), em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), irá lançar uma moeda comemorativa de cinco euros dedicada ao Farol do Cabo de São Vicente, às 18 horas de hoje, 12 de Novembro, nas instalações da Direcção de Faróis, em Paço de Arcos.
28 a 30 de novembro - Espaço Multiusos de Aljezur
No próximo dia 13 de novembro, assinala-se o 565º aniversário do falecimento do Infante D. Henrique, que se deu no ano de 1460, na sua Vila, designada de Vila do Infante, situada no interior do perímetro da Fortaleza de Sagres.
Foi no passado dia 6 de Novembro que historiadores e arqueólogos do Baixo Guadiana integraram o colóquio Guadiana Medieval: Fortificación y poder en la Frontera, realizado na Universidade de Huelva ao abrigo do VII centenário da morte do rei D. Dinis de Portugal. Com coordenação científica de Juan Luis Carriazo Rubio, docente de História Medieval da Universidade de Huelva, que abordou o castelo de Ayamonte, a presença espanhola fez-se também sentir pela participação do arquitecto Juan José Fondevilla, que dissertou sobre projectos transfronteiriços em torno da fortificação na fronteira.
A quarta conferência da Rede de Teatros e Cineteatros acontecerá já para a semana, dia 11 de novembro, em Faro, e contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos.
A cerimónia decorreu em Braga, no passado dia 4 de novembro, no âmbito do encontro anual da rede. O diploma e as placas da Rede Portuguesa de Museus (RPM) a afixar nos núcleos Rota da Escravatura e Dr. José Formosinho foram recebidas por Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, e Elena Morán, diretora do Museu de Lagos.