Festival da Batata-Doce de Aljezur está quase aí
De 28 a 30 de Novembro, no espaço Multiusos de Aljezur
De 28 a 30 de Novembro, no espaço Multiusos de Aljezur
O concelho já respira Natal em cada rua. Este ano, Lagos transforma-se numa verdadeira Baía de Natal, com uma programação diversificada para toda a família, de 29 de novembro a 10 de janeiro. Aldeia e Casa do Pai Natal, diversões para os mais pequenos, espetáculos, oficinas criativas, sessões de contos, animação nos mercados, Presépio Animado de José Cortes e o regresso da iniciativa “Natal no Comércio Local” - há muito para celebrar a quadra festiva connosco.
De 29 de novembro de 2025 a 6 de janeiro de 2026, o maior presépio do país volta a transformar o Centro Cultural António Aleixo num dos cenários mais visitados do Natal algarvio. Estrutura volta a bater recordes.
A tradicional Feira da Serra de Natal está de volta a Loulé, entre os dias 6 e 8 de dezembro. O evento, promovido pela Câmara Municipal de Loulé, terá lugar no edifício do antigo armazém do Carnaval, junto ao Convento de Santo António.
Entre 29 de novembro e 6 de janeiro de 2026, o centro histórico de Vila Real de Santo António volta a transformar-se num espaço repleto de magia, encanto e espírito natalício.
O Centro de Interpretação da Lota de Sagres acolhe, de 4 de Novembro a 31 de Dezembro, a exposição “Pinturas de Vila do Bispo - Entre Marés e Telas” da autoria de Neuza Mochacho.
O filme "Contos do Esquecimento", realizado por Dulce Fernandes, vai ser apresentado em sessão especial no dia 29 de novembro, às 19h00, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, em Lagos. A sessão, uma parceria entre a Empreitada – Associação Cultural do Algarve e o LAC – Laboratório de Actividades Criativas, inclui a projeção do filme, seguida de uma conversa com a realizadora Dulce Fernandes, a investigadora Marta Araújo e o arqueólogo Luís Raposo.
Rogério Cão recebeu o prémio «Calceteiros de Letras», instituído pelo Gimnásio Clube de Faro, com o objetivo de reconhecer e premiar personalidades ou instituições pelo seu papel no mundo da poesia e da palavra dita.
O LAC – Laboratório de Actividades Criativas, tem a honra de anunciar a inauguração da exposição resultante da residência artística ROOTS 2025, a ter lugar no dia 22 de novembro às 18h, no LAC, em Lagos. O projecto ROOTS que convida à reflexão sobre migrações, identidade e transculturalidade, a partir do legado histórico da escravatura.
Ao longo de nove meses Patrícia Amaral, mediadora cultural do Teatro das Figuras, realizou sessões de capacitação e expressão dramática com um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional de Faro. A iniciativa integra o projeto trienal "Os Invisíveis", que decorre até 2027, e tem por objetivo fomentar a inclusão social de grupos vulneráveis através da expressão artística e cultural.