A Animalife promove, a partir de hoje, dia 8 de Junho, terça-feira, uma recolha nacional de alimentos para animais de companhia em situação vulnerável. Sob o lema “A sua ajuda vale muito!”, a iniciativa decorre nas lojas Pingo Doce de todo o país através de vales solidários disponíveis nas caixas.
À semelhança da maioria das iniciativas realizadas em tempo de pandemia, não vai haver presença de voluntários em loja, sendo os participantes convidados a adquirir "Vales Patudo", até ao dia 21 de Junho. Há quatro produtos disponíveis: ração seca e húmida para cão e ração seca e húmida para gato.
Os bens doados serão distribuídos por associações e grupos informais de apoio animal e por famílias carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo com animais a cargo inscritos nos Programas de Apoio da Animalife.
Rodrigo Livreiro, Presidente da direcção da Animalife, referiu que: «É com enorme satisfação que vemos o Pingo Doce aderir a esta campanha, que tanta diferença vai fazer na vida dos milhares de animais que apoiamos». E acrescentou: «Sei por experiência que os portugueses são por natureza solidários e, nesse sentido, apelo a todos que participem, comprando um ou mais vales. Os produtos foram selecionados de forma que todos possam ajudar».
A pandemia de Covid-19 veio agravar as dificuldades de grande parte das associações e grupos de protecção animal, que viram cair todo o tipo de apoios – tanto de pessoas individuais como de entidades privadas. Mais de metade das associações nacionais de apoio animal admite que tem tido dificuldade no acesso a produtos e bens necessários ao seu dia-a-dia, entre os quais alimentação para cão e gato.
Dado que a pandemia obrigou ao cancelamento de algumas iniciativas em loja, a organização de campanhas de vales solidários foi uma das soluções encontradas para minorar o impacto da situação.
O custo dos Vales Patudo vai dos 0,25€ (caso da comida húmida para gato) aos 3,89€ (ração seca para cão).