(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Nova campanha de recolha da Algar visa ajudar instituição lacobrigense NECI

Nova campanha de recolha da Algar visa ajudar instituição lacobrigense NECI

Por forma a ajudar o Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso (NECI) de Lagos, a Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos apela à ajuda de todos no encaminhamento do máximo de embalagens de cartão para alimentos líquidos vazias (genericamente conhecidas por pacotes de bebida) para o ecoponto amarelo.

O concurso “Melhor desempenho, melhor Reciclagem”, lançado pela Tetra Pak e a Sociedade Ponto Verde, vai apoiar uma instituição de cariz social indicada pelo Sistema de Gestão de Resíduos que, em 2021, registe maior aumento percentual de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL) encaminhados para reciclagem, face ao ano de 2020.

A Algar, enquanto sistema responsável pela Gestão dos Resíduos na região do Algarve e participante neste concurso, decidiu indicar a instituição lacobrigense NECI para beneficiar deste prémio, estabelecido em 10.000 euros, caso a Algar consiga, com a ajuda de todos, remeter a maior quantidade de embalagens de cartão para alimentos líquidos vazias para o lixo.

Em 2020, na região do Algarve, foram encaminhadas mais de 400 toneladas de ECAL para reciclagem, no entanto, de acordo com a caracterização dos resíduos depositados em aterro, constatou-se que seria possível ter-se encaminhado para reciclagem mais de 2.000 toneladas de ECAL, pois foram incorrectamente colocadas no lixo comum (indiferenciado) em vez de serem separadas e depositadas no contentor amarelo do ecoponto.

Para que esta campanha resulte é preciso que colabore separando e depositando, no ecoponto amarelo, as embalagens de cartão para alimentos líquidos, vazias, como por exemplo os pacotes do leite e de outros alimentos líquidos que utilize.

A Algar dispõe de mais de 3.900 ecopontos distribuídos de forma estratégica em toda a região Algarvia para a deposição voluntária de resíduos recicláveis urbanos e, ainda, de uma frota com cerca de 50 viaturas operacionais afectas à recolha selectiva, transferência de resíduos e outros serviços de apoio à população.

Para o desenvolvimento da sua actividade, a Algar conta actualmente com mais 400 colaboradores que asseguram o funcionamento das instalações e o tratamento e a valorização anual de 400 mil toneladas de resíduos recepcionados nas suas instalações.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos