O Município de Aljezur inicia, no Espaço +, a programação das exposições previstas para 2021 com a exposição "Via Algarviana – Um Elogio à Natureza: Os Ofícios Tradicionais".
Apesar de todos os condicionalismos provocados pela pandemia do COVID-19, o Município de Aljezur não tenciona parar com o ciclo de exposições iniciado à data de abertura deste equipamento municipal em 2006.
A presente exposição foi desenvolvida no âmbito do projecto "Via Algarviana – Um Elogio à Natureza" e é um dos resultados desta candidatura ao Fundo Ambiental, incluída no aviso "Educarte: Educar para o Território", por sua vez inserida no programa de Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.
«Mais do que uma Grande Rota Pedestre, a Via Algarviana é uma viagem pela Cultura e Património singular do Algarve. Esta exposição, de carácter itinerante, reúne uma mostra das peças e elementos identificativos das artes e ofícios dos territórios de baixa densidade abrangidos pelo projecto: Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo». Cada painel apresenta cada um dos cinco municípios e em cada um deles está afixada uma descrição e um objecto ilustrativo do ofício/técnica associada ao local, assim como ilustração dos percursos da Via Algarviana no concelho.
Assim, a partir de 12 de Janeiro e até 7 de Fevereiro, poderá visitar esta exposição de Segunda-feira a Sábado, das 10:00 às 16:00 horas. Recorde-se que o número máximo de visitantes em simultâneo é de seis pessoas e que o uso de máscara é obrigatório. Para grupos, nomeadamente para alunos da escolas que a queiram visitar, terão que fazer marcação prévia através do e-mail: francisco.oliveira@cm-aljezur.pt.