Em tempos de pandemia, com as iniciativas de recolha de bens em loja totalmente suspensas, a aposta em campanhas de vales solidários tem sido a forma encontrada pela Animalife para garantir ajuda a milhares de animais em risco.
A partir de amanhã, a associação promove uma nova acção de recolha de alimentação animal nas lojas Continente de todo o país. Com o mote "Não deixe para amanhã a ajuda que pode dar hoje", a campanha disponibiliza quatro vales solidários, repartidos entre alimentação seca e húmida para cão e gato.
A iniciativa decorre até dia 22 de Março, nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia e Meu Super. Os vales podem também ser comprados online através do site da marca.
Os bens doados serão distribuídos pelos utentes dos programas de apoio social da Animalife, a entidade promotora e organizadora desta campanha, realizada em parceria com a Missão Continente.
A pandemia de Covid-19 tem obrigado ao cancelamento de algumas recolhas em loja, o que se reflecte de forma dramática no dia-a-dia das associações de defesa e protecção animal. A procura de alternativas tem levado à realização de campanhas de vales solidários, como a que amanhã tem início.
Mais informação sobre o BSA (Banco de Sangue Animal) disponível em www.bsa.animalife.pt.
Sobre a Animalife
A Animalife é uma associação de sensibilização e apoio social e ambiental, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída em Outubro de 2011, cujo objectivo é diminuir o grave problema do abandono animal, actuando a montante sobre uma das principais causas de abandono em Portugal: a vulnerabilidade económica e social das famílias.
Ao longo dos anos, tem investido em três linhas de acção: apoio a associações e grupos de protecção animal; apoio a famílias em situação de carência económica; e acompanhamento de pessoas em situação de sem-abrigo com animais a cargo.
A forma como trabalha a vertente animal-social, procurando ajudar não só os animais, mas também as famílias por eles responsáveis, contribuindo para a sua capacitação e apoiando no acesso aos recursos sociais existentes, torna a sua atuação pioneira em Portugal.
Em 2015, a Animalife foi distinguida como uma Iniciativa de Elevado Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social pelo IES (Instituto de Empreendedorismo Social). Actualmente, ajuda 335 entidades de apoio animal, 170 protectores individuais, cerca de 500 famílias e mais de 100 pessoas em situação de sem-abrigo, num universo de aproximadamente 65 mil animais apoiados.
A Animalife é também a entidade criadora e organizadora do Banco Solidário Animal (BSA), a maior campanha nacional de recolha de alimentos e outros bens essenciais para animais, que acontece três vezes por ano (Fevereiro/Março, Maio e Setembro/Outubro), em hipermercados supermercados de todo o país, incluindo ilhas.