(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Um mês, uma ave: Município de Lagos lança desafio no âmbito do projecto "Alojamento Local para Aves"

Um mês, uma ave: Município de Lagos lança desafio no âmbito do projecto "Alojamento Local para Aves"

No âmbito do projecto de Alojamento Local para Aves, o Município de Lagos inicia hoje, dia 16 de Março, uma nova secção dedicada aos futuros moradores destes ninhos espalhados pela cidade.

Ave do mês: Coruja-das-Torres (Tyto alba)

Em Portugal, a Coruja-das-Torres istribui-se por todo o território continental, sendo mais abundante no Centro e Sul do país, marcando presença durante todo o ano. Está muito associada aos meios agrícolas, mas é comum observá-la em áreas urbanas, onde muitas vezes nidifica.

Esta ave escolhe, sobretudo, o interior de estruturas construídas pelo ser humano como local de nidificação, nomeadamente edifícios abandonados, palheiros, torres de igrejas e sótão de habitações. Nas últimas décadas, as populações europeias e nacionais sofreram uma grande diminuição. A sua importância ecológica passa pelo controlo das espécies de roedores (mais informação sobre a espécie aqui).

Neste sentido, caso detecte alguma ave a entrar numa das caixas instaladas pela cidade no âmbito deste projecto, poderá comunicar directamente com o Município lacobrigense através do telemóvel 936 436 948 ou do e-mail alaves@vitanativa.org. A sua ajuda é fundamental para a monitorização das caixas-ninho e das aves que as venham a ocupar.

Se ainda não está a par do projecto de Alojamento Local para Aves, clique aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos