Turismo do Algarve aposta no luxo sustentável e no turismo de negócios para reforçar competitividade do destino

Com uma aposta clara na qualidade e na sustentabilidade, o Turismo do Algarve participa, este mês, em dois eventos europeus de referência — a Ecoluxury Fair e a IBTM World — para afirmar o destino como uma região autêntica, competitiva e comprometida com um turismo responsável e de elevado valor acrescentado.
A presença nestas feiras, que reúnem decisores e operadores de topo, insere-se na estratégia para aumentar a notoriedade internacional do destino e diversificar mercados, promovendo uma oferta segmentada que integra o luxo e o turismo de negócios, dois eixos fundamentais para esbater a sazonalidade e potenciar o crescimento qualificado da região.
De 13 a 15 de novembro, o Algarve regressa à Ecoluxury Fair, em Roma, evento europeu de relevo que posiciona a sustentabilidade como pilar do turismo de luxo. Esta participação reforça o compromisso da região com um modelo de desenvolvimento turístico consciente, capaz de oferecer experiências exclusivas que respeitam o território e valorizam a identidade local. O objetivo é criar novas oportunidades de negócio junto de operadores turísticos premium especializados em viagens sustentáveis, um segmento em forte crescimento e cada vez mais relevante nas tendências do turismo .
Poucos dias depois, de 18 a 20 de novembro, o Turismo do Algarve estará presente na IBTM World, em Barcelona, um dos maiores eventos internacionais dedicados ao planeamento de eventos corporativos, incentivos e congressos, onde estarão reunidos milhares de profissionais de todo o mundo.
Integrado no stand de Portugal, o destino estará representado por uma delegação expressiva de empresas associadas da Associação Turismo do Algarve (ATA), entre as quais 13 grupos hoteleiros que representam cerca de 60 unidades da região. O objetivo é apresentar o Algarve como um destino versátil, competitivo e preparado para acolher eventos profissionais de diferentes dimensões e tipologias.
Esta participação significativa revela a consistência e a maturidade da oferta regional neste segmento estratégico, essencial para estimular a procura turística nas épocas média e baixa.
"Mais do que promover o destino, estas participações são uma forma de mostrar o Algarve que hoje se afirma no mundo — um destino sustentável, inovador e capaz de inspirar viajantes exigentes e de atrair negócios que valorizam a autenticidade da região. Este é um trabalho de continuidade. Através de uma presença internacional consistente e estratégica, continuamos a consolidar a notoriedade da região e a criar novas oportunidades concretas para as empresas locais”, afirma André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.


