Decorrem até ao próximo dia 15 de Julho as candidaturas da 6ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional (PIPN). Os candidatos podem inscrever os seus produtos em uma das quatro categorias: Produção Primária, Produtos Transformados, Inovação em Embalagem e Ideias com Potencial. Aos vencedores, o Intermarché assegura o escoamento dos seus produtos durante um ano, podendo os produtos serem vendidos localmente ou a nível nacional.
As candidaturas serão avaliadas por um júri que atribuirá dois Prémios à Produção Primária, outros dois aos Produtos Transformados e um por cada uma das restantes duas categorias. O júri poderá ainda atribuir até um máximo de duas Menções Honrosas. O anúncio dos vencedores está marcado para Outubro. Constituem o Júri, para além do Intermarché, representantes dos parceiros envolvidos nesta iniciativa: a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV), o Instituto Superior de Agronomia (ISA), a Impresa e a Quercus.
A nível institucional, o Prémio Intermarché Produção Nacional conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Ministério do Ambiente e Transição Energética, do Ministério do Mar e do Ministro Adjunto e da Economia.
O Prémio Intermarché Produção Nacional é um projecto de referência que promove ativamente e premeia os produtores e a produção nacional, reconhece a importância da sustentabilidade e inovação na produção portuguesa e impulsiona o reconhecimento da produção nacional de qualidade. Este ano, foi introduzida uma nova categoria que pretende premiar projectos que se destaquem pela inovação ao demonstrar preocupação pelo respeito e conservação dos ecossistemas e pela redução dos impactes ambientais, e que traduzam essa inovação principalmente ao nível da sustentabilidade da embalagem.
Podem candidatar-se ao Prémio Intermarché Produção Nacional todos os produtores nacionais, em nome individual ou coletivo, cujos projetos sejam implementados em Portugal e que se enquadrem numa ou mais categorias de seleção contempladas pelo Prémio. No site www.premiointermarche.pt/2019 pode ser consultado o regulamento e formalizada a candidatura ao Prémio.