(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Primeiras Jornadas Internacionais de Arquitectura do Algarve com início a 9 de Outubro

Primeiras Jornadas Internacionais de Arquitectura do Algarve com início a 9 de Outubro

A Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos (OASRAlg) assinalou o Dia Mundial da Arquitectura com o lançamento das primeiras Jornadas Internacionais de Arquitectura do Algarve (JIAA), sob o tema "Ambiente e Território".

As JIAA são uma iniciativa da OASRAlg com o intuito de promover o debate direcionado para um futuro imediato. Considerando a importância do território do Algarve como a maior zona turística do país e, consequentemente, das mais visitadas por estrangeiros, esta iniciativa abre caminho para explorar os temas centrais de debate nacional e internacional. Através da promoção da participação pública institucional (nacional e internacional), os contributos servirão para apresentar casos científicos actuais, com o cruzamento de propostas de iniciativa das comunidades e da parte educativa e académica.

A assinatura do compromisso do Acordo de Paris (2015) centrou as alterações climáticas como o tema global de debate. Nesse mesmo ano, a Organização das Nações Unidas lançou os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para transformar o mundo, acrescentando aos temas centrais da agenda a inclusão e a habitação. Com o aparecimento da pandemia, constatou-se o agravamento da condição humana, importando centrar o debate no cruzamento das questões de saúde pública das cidades, com o ambiente.

«Sendo a Arquitectura uma temática interdisciplinar nas questões culturais e ambientais, com a diversidade e especificidades territoriais do Algarve, a OASRAlg assume a promoção desse debate, com acções concertadas e eficientes», afirma a OASRAlg em nota enviada aos meios de comunicação.

Neste sentido, e porque «o sucesso de todos depende exclusivamente de envolvidos», esta iniciativa permite «criar sinergias entre instituições, com a promoção de conteúdo transversal e interdisciplinar, contribuindo para um futuro melhor». A participação de instituições que representem a governança, a cultura, o mercado, a produção, a sociologia, a economia, o turismo, a saúde, a engenharia, o ambiente, a ciência e a academia, asseguram o contributo dos temas aplicados no território do Algarve.

Programaticamente, as JIAA decorrerão durante o mês de Outubro, com 7 sessões online em 4 sábados (10h-12h / 15h-17h) e sessão de encerramento no dia 30 de Outubro às 15h, com a apresentação pública das conclusões das JIAA, nas instalações da Biblioteca Municipal José Mariano Gago em Olhão.

Para participar nas JIAA não são necessárias inscrições, sendo disponibilizado o link da transmissão em directo.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos