Foi com muita estranheza que tomámos conhecimento, através de comunicado da Sra. Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, da intenção do governo de propor na alteração do Estatuto da Ordem, a retirada a esta classe profissional competências que actualmente possuem em exclusividade, deixando de ser exigida a sua assinatura nas demonstrações financeiras e declarações fiscais das entidades a que prestam serviços.
Sabendo da extrema importância que estes profissionais e a sua Ordem têm no acompanhamento e apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas, em especial nos momentos mais críticos, como aconteceu durante todo o período da crise pandémica, assim como na salvaguarda da fiabilidade dos documentos que produzem, a CPPME vê com enorme preocupação o que agora está a ser previsto pelo governo.
A CPPME vem, desta forma, solidarizar-se com os Contabilistas Certificados e a sua Ordem, envidando todos os esforços para dissuadir o governo de levar a cabo a anunciada intenção, na salvaguarda dos profissionais atingidos e na defesa do interesse público e do desenvolvimento da economia.