A jornalista Maria Simiris, do jornal Barlavento, foi a vencedora da edição de 2021 do Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social 2022, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), entregues em Gaia na sexta-feira, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Criatividade e da Inovação.
Depois da RTP e do Sul Informação, esta é a segunda vez que o jornal Barlavento é distinguido em certames nacionais, por trabalhos jornalísticos desenvolvidos sobre projectos cofinanciados pelo Programa Regional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020. Depois de uma peça sobre os barcos solares da SunConcept, agora foi o artigo “Bake My Dog Happy: marca pioneira algarvia vem ensinar a cãozinhar” a ser premiado.
A marca algarvia Bake My Dog Happy oferece preparados de biscoitos biológicos para cães e gatos que “podem ser cozinhados em casa por qualquer dono que goste de mimar os seus amigos de estimação”. Desenvolvida por Tiago Braga, acabou por ser merecedora do primeiro lugar do concurso «Ideias em Caixa», promovido pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Alggarve, na categoria Agroalimentar, em 2021.
O Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa TECH4INNOV que visa a Transferência de Conhecimento, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), tendo igualmente distinguido nas edições de 2021 e 2022 profissionais da Exame Informática, Público, RTP e SIC.
A Comissão Directiva do Programa Regional do Algarve felicita o jornal Barlavento e a jornalista Maria Simiris por esta distinção, bem como a entidade promotora e demais premiados, sublinhando a importância destas iniciativas para dar a conhecer os resultados da aplicação dos Fundos Europeus geridos na Região.