A Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) participa na conferência internacional "Aquaculture Europe 2021 – Oceanos de Oportunidades", que arranca hoje no Funchal e decorrerá até ao próximo dia 7.
Realizada pela primeira vez em Portugal, a conferência estará centrada nas soluções para o desenvolvimento de uma aquicultura sustentável, diversificada e de qualidade, assumida como uma oportunidade, criadora de emprego, que permite substituir as importações e aumentar as exportações, a par de contribuir para a autossuficiência alimentar da Europa em complementaridade com a pesca tradicional.
Estarão também em discussão os problemas decorrentes das alterações climáticas, com a apresentação de propostas de vanguarda para enfrentar esses desafios através de políticas inovadoras, metodologias de desenvolvimento e investimento na complementaridade da aquicultura como forma de produção de alimentos na Europa.
A par do intenso conjunto de sessões que cobrirão as várias vertentes da aquicultura europeia, decorrerá também uma exposição comercial internacional, fórum da indústria, sessões e actividades estudantis, workshops via satélite e actualizações sobre a pesquisa da UE.
A DGRM, integrada na representação portuguesa do Ministério do Mar, irá participar no evento, com uma mostra de serviços digitais e com uma apresentação do processo de desmaterialização do licenciamento no BMar – Balcão Electrónico do Mar, com a emissão de Título de Actividade Aquícola (TAA) em formato digital.
A DGRM e a Direcção Regional do Mar, em parceria, irão apresentar neste evento as oportunidades a nível nacional e regional para a criação de estabelecimentos de aquicultura, bem como os procedimentos associados e desmaterializados no BMar.