(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

BPI reúne mais de 120 empresários do Algarve para debater desafios do turismo sustentável

BPI reúne mais de 120 empresários do Algarve para debater desafios do turismo sustentável

O BPI reuniu mais de 120 gestores e empresários do Algarve para debater os desafios do turismo sustentável, a captação de novos mercados e o combate à sazonalidade. A iniciativa “Encontros BPI Empresas” arrancou no ano passado e está a percorrer todo o país, para reforçar a proximidade às empresas e instituições.

A Pedro Barreto, administrador do BPI responsável pela Banca de Empresas e Institucionais, coube a apresentação do CaixaBank, “acionista do BPI há 24 anos e que em 2018 passou a deter a totalidade do capital do Banco”. A entrada no Grupo CaixaBank permitiu “acelerar o BPI”, mantendo os valores corporativos que desde a fundação nortearam a atividade do Banco: qualidade, confiança e compromisso social.

João Oliveira e Costa, administrador do BPI responsável pela Banca de Particulares e Negócios, destacou a capacidade de aconselhamento e a especialização das equipas do Banco “com respostas organizadas para a agricultura, o empreendedorismo, o apoio à exportação, o imobiliário e reabilitação urbana, e, claro, o turismo.” O BPI “quer dar um contributo relevante, oferecer soluções completas, ser o parceiro para os projetos que queiram concretizar,” rematou.

Conduzido pelo diretor coordenador da Banca de Empresas e Institucionais de Lisboa e Sul do BPI, João Patrício, o painel de debate contou com as intervenções de Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, Carlos Baía, vereador da Câmara Municipal de Faro com o pelouro do Turismo, Nuno Alves, do Turismo de Portugal, João Fernandes, da Região de Turismo do Algarve, e Frederico Costa, do Grupo Pestana.

“Não se pode apostar no crescimento económico sem o cuidado com a finitude dos recursos”, enfatizou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo. Repensar a atividade turística, para além do convencional, numa perspetiva abrangente do território algarvio, foi o fio condutor da conversa sobre o setor que mais riqueza gera na região. O autarca partilhou o seu entusiasmo pelo projeto - em desenvolvimento com os municípios de Silves e Albufeira – que visa o reconhecimento deste território do interior do Algarve como Geoparque Mundial, com a chancela da UNESCO. “O turismo de natureza, ou ligado à tradição cultural e antropológica dos algarvios, pode ser uma importante ferramenta de geração de riqueza ligada à atividade turística no interior”.

Na mesma linha, o vereador da Câmara de Faro, Carlos Baía, apresentou o trabalho da sua autarquia na contribuição para um destino Algarve mais sustentável. Salientou a necessidade de “acautelar a capacidade de carga da Ria Formosa” e focou o alojamento local do concelho enquanto “fator de coesão territorial, surgindo também nos territórios do interior e contribuindo para o seu desenvolvimento e valorização.”

“A sazonalidade é um tema que nos acompanha há largos anos, mas, felizmente, tem vindo a ser atenuada”, referiu João Fernandes, da Região de Turismo do Algarve. “O próprio turismo tem de ser agente ativo da diminuição da sazonalidade e da coesão territorial, através da diversificação da oferta, construindo respostas que gerem nova motivações de visita à região”, acrescentou.

Nuno Alves, do Turismo de Portugal, referiu os objetivos de sustentabilidade ambiental, social e económica integrados na estratégia do turismo 2027 e de como a recente distinção de Portugal como o Melhor Destino Sustentável da Europa, foi uma validação do trabalho desenvolvido até agora pelo Turismo de Portugal e agentes económicos.

Sobre a captação de novos mercados, e a fechar o painel, Frederico Costa, administrador do Grupo Pestana, focou a importância da capacidade aérea e de, antes de se trabalharem novos mercados, se explorarem outras regiões da Alemanha e de Inglaterra, os países de origem mais forte na procura do destino Algarve.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos