Face à crise sem precedentes que as empresas do Alojamento turístico e da Restauração e similares estão a viver, a intervenção do Poder Local tem sido essencial.
Desde o início da pandemia, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) tem vindo a incentivar, através de contactos directos e reuniões de apresentação do seu Plano de Dinamização Autárquico, as autarquias a tornar-se parceiras das empresas nas matérias em que podem fazer a diferença no apoio ao seu funcionamento – nomeadamente, no que toca à isenção de taxas de esplanadas, facilitação de processos de licenciamento e outras medidas extraordinárias de apoio que permitam mitigar o impacto da crise num tecido empresarial «muito fragilizado» nas palavras do núcleo.
Segundo a AHRESP, a lista de autarquias que têm vindo a apoiar o funcionamento da actividade das empresas de Restauração, similares e do Alojamento turístico «tem sido notável».
No site da associação pode consultar as várias medidas apresentadas e em vigor, município a município, estando a informação em constante actualização. Caso tenha conhecimento de apoios que não constem no site, a AHRESP solicita o envio de e-mail com a respectiva informação para info@ahresp.com.