
Portugal está na final do maior evento mundial de programação
Equipa portuguesa é composta por três alunos da Universidade do Porto e compete pelo título de campeã mundial em programação a 4 de abril
Equipa portuguesa é composta por três alunos da Universidade do Porto e compete pelo título de campeã mundial em programação a 4 de abril
Na vulgar alface-do-mar pode estar a solução para limpar águas contaminadas pela indústria e pelo consumo doméstico. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) descobriu que esta alga tem uma grande capacidade para remover elementos potencialmente tóxicos da água, a maior parte deles perigosos para a saúde humana e para o meio ambiente.
Portugal acolhe Congresso Internacional de Química.O Grupo de Investigação português Des.solve está a promover o primeiro congresso na área dos sistemas eutécticos, em Portugal. A iniciativa irá decorrer entre os dias 24 a 27 de junho de 2019, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, em Campolide.
É, provavelmente, o cimento mais ecológico do mundo. Na receita, para além de utilizar maioritariamente desperdícios das indústrias de celulose que de outra forma iriam para aterros, a produção do cimento ‘verde’ desenvolvido na Universidade de Aveiro (UA) reduz drasticamente o uso de recursos naturais virgens e pode ser produzido à temperatura ambiente, diminuindo consideravelmente o consumo de energia. O resultado é um eco-cimento para construir um mundo mais sustentável.
Na sessão oficial de lançamento, que teve lugar em Leiria, no Teatro Miguel Franco, e perante um auditório completamente cheio, Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia, considerou que este projeto da ACEPI é visionário e que se trata de uma das maiores oportunidades de sempre para as empresas do setor do comércio e dos serviços obterem as condições necessárias para beneficiarem do potencial da economia digital, sobretudo tendo em consideração que dentro de pouco tempo quase 70% dos portugueses irão fazer compras online e que apenas 40% das empresas portuguesas têm atualmente presença na internet.
Foi no passado dia 27 em Faro, que o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins inaugurou o DATACENTER da Águas do Algarve, um projecto que envolveu cerca de 500 mil euros de investimento.