Inventa promove debate em Lisboa
A Inventa, consultora especializada em propriedade intelectual, está a organizar um seminário que pretende clarificar as implicações práticas do novo sistema europeu de proteção de patentes. Sob o tema “Patente Unitária: Um novo horizonte para as Invenções na Europa”, o evento realiza-se na manhã do dia 1 de junho, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa, data em que entra em vigor a Patente Europeia com Efeito Unitário.
A proteção da propriedade intelectual é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Com a evolução do sistema de patentes em Portugal e a implementação da patente unitária na Europa surgem novas oportunidades e desafios para as empresas que procuram proteger as suas inovações e manterem-se competitivas.
Atualmente, um requerente que apresente um pedido de patente no Instituto Europeu de Patentes (EPO) e que tenha a sua patente concedida deve validá-la e mantê-la individualmente em cada um dos Estados-membros do EPO em que tenha interesse.
Com o surgimento da patente europeia com efeito unitário (PU), essa validação já não será necessária para um amplo conjunto de países da União Europeia, uma vez que a tramitação pós-concessão da PU será feita apenas no EPO, sendo possível a redução significativa dos custos de manutenção das patentes e de traduções. Permitirá ainda eliminar a necessidade de pagar anuidades e controlar prazos perante vários institutos nacionais, simplificando o processo de manutenção da patente.
De acordo com o diretor de marketing da Inventa, Diogo Maroco, “este seminário reveste-se de grande importância para as empresas que desejam manter a sua competitividade e proteger as suas inovações a nível europeu, permitindo compreender as oportunidades e desafios que surgem da entrada em vigor da Patente Europeia com Efeito Unitário, precisamente a 1 de junho de 2023”.
Na realidade económica portuguesa, o sistema da patente unitária oferece ainda um regime de compensação que poderá cobrir os custos de tradução do pedido na fase de pré-concessão para as PME nacionais, pessoas singulares, organizações sem fins lucrativos, universidades e organizações públicas de pesquisa.
A consultora Inventa pretende abrir espaço para a discussão sobre o novo sistema, contando também com a presença de diversas figuras especializadas em patentes.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
Temas principais:
A evolução do uso do sistema de patentes em Portugal
Marisol Cardoso, consultora de patentes na Inventa
Transferência de Tecnologia, CoLabs e a Patente Unitária: Novos Desafios?
Tatiana Costa, Director of Innovation (AlmaScience)
Internacionalização das patentes e a Patente Unitária na Europa
Vítor Moreira, coordenador de patentes na Inventa
O Tribunal Unificado de Patentes
Vítor Palmela Fidalgo, diretor jurídico na Inventa