O Pavilhão do Conhecimento recebe esta sexta-feira, 14 de Outubro, o Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola, que marca o alargamento da Rede a 188 novos Clubes, de acordo com as metas inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Instituições científicas, empresas com I&D, museus e centros de ciência irão participar na Mostra de Ciência e Tecnologia, com início às 14.00, dando a conhecer o trabalho que desenvolvem e criando uma oportunidade única para estabelecer parcerias com os Clubes Ciência Viva na Escola em áreas como a saúde, a sustentabilidade, a economia circular e a biodiversidade. A Rede Nacional de Centros Ciência Viva irá partilhar com os 600 professores presentes os seus programas educativos, mostrando como podem ser uma mais-valia para o desenvolvimento de projectos nas escolas.
Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, José Vítor Pedroso, Director-Geral da Educação, e Mário Tavares da Silva, Vice-Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, darão as boas-vindas aos participantes. Seguem-se as intervenções de dois especialistas na área da educação e da ciência: Agueda Gras-Velasquez, Directora do Programa Ciência na European Schoolnet, e Alexandre Quintanilha, deputado, Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência e fundador do Instituto de Biologia Molecular e Celular.
A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Ministro da Educação, João Costa, são os convidados do painel “A decisão política dos Clubes Ciência Viva”, com início às 17.30 e que encerra esta iniciativa.
Os Clubes Ciência Viva na Escola são espaços de conhecimento abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa que potenciam a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação. São uma iniciativa conjunta da Ciência Viva e da Direcção Geral de Educação. Actualmente a Rede é composta por 896 Clubes em todo o território nacional, que integram quase 4000 entidades parceiras. Participam activamente neste projecto cerca de 575 000 alunos e 4806 docentes de várias áreas científicas.
O Programa Impulso Jovens STEAM, que integra o PRR, prevê o reforço da promoção do ensino experimental das ciências e técnicas e da cultura científica através do reforço da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.
Pode encontrar o programa aqui!