A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover uma campanha nacional de consciencialização para o enfarte agudo do miocárdio, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Doente Coronário. Profissionais de nutrição e exercício físico partilham conselhos para manter um estilo de vida saudável.
No decorrer do mês de Fevereiro, nutricionistas e instrutores de exercício físico vão partilhar fotografias e vídeos nas suas redes sociais, com os principais conselhos para manter um estilo de vida saudável e prevenir o enfarte agudo do miocárdio.
«Uma alimentação equilibrada, evitando os alimentos ricos em sal e em gorduras; a pratica de exercício físico; e o controlo de situações de stress e de consumo excessivo de álcool e de tabaco, são cuidados essenciais para a prevenção do enfarte agudo do miocárdio», alerta João Brum Silveira, presidente da APIC.
«É fundamental tomar sempre a medicação prescrita pelo médico e não faltar às consultas agendadas; vigiar a pressão arterial e os níveis de colesterol; e caso tenha sintomas, como dor no peito, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade, não os ignore, ligue 112 e siga a instruções que lhe forem dadas», conclui Pedro Farto e Abreu, coordenador nacional da iniciativa Stent Save a Life, na qual se enquadra a campanha Cada Segundo Conta.
A iniciativa digital conta com a colaboração de nutricionistas, como Ana Bravo, Diana Carneiro, Eduarda Coutinho, Francisca Oliveira, Mariana Abecassis, Raquel Marques, Rita Lopes, Rita Teixeira, Sandra Nereu; e de instrutores de exercício, como Francisco Catarino, Marta Moura, Mauro Policarpo, Nelson Fernandes, Nuno Neves, que se juntam, assim, aos embaixadores da campanha Cada Segundo Conta: António Sala, Isaac Alfaiate, Joana Vieira, Mariana Alvim, Serenella Andrade, Isabel Moiçó, João Moleira, José Carlos Pereira, Nelson e Sérgio Rosado, entre outras figuras públicas.
Esta iniciativa, que conta com o apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e com o Alto Patrocínio do Presidente da República, tem como objetivos promover o conhecimento e compreensão sobre o enfarte agudo do miocárdio e os seus sintomas; e alertar para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce.