A organização do Update em Medicina, através da marca de comunicação Update Leaks, lança o segundo Webinar dedicado à pandemia COVID-19, já no próximo domingo, 24 de Maio, às 11h00, com o apoio de Bial.
O debate é aberto a todos os interessados, com o objetivo de analisar os efeitos da epidemia em Portugal no momento atual, bem como apresentar estratégias para lidar com o novo coronavírus nos próximos tempos.
A pandemia causada pelo Sars-Cov-2 tem gerado diversas dúvidas na sociedade em geral, desde o seu surgimento até ao momento presente, entre as quais encontram-se as incertezas sobre a sua permanência e dimensão futura, colocando-se a questão imperativa: como será daqui para a frente?
Tendo em conta a necessidade dos profissionais de saúde, e da população em geral, refletirem sobre os desafios futuros em torno da pandemia que atravessamos, e atendendo às múltiplas dúvidas levantadas na primeira sessão organizada pelo Update em Medicina, o painel de especialistas envolvido lança agora mais um Webinar, desta vez dedicado ao tema ‘’Portugal e a COVID-19: uma análise ao presente para encontrar soluções para o futuro’’.
Uma das muitas questões que se coloca prende-se com a divulgação de informação nos meios de comunicação social, nomeadamente nas mensagens que circulam nas redes sociais acerca do vírus. O grande ‘’pandemónio desta pandemia’’ foi o ‘’pandemónio comunicacional’’ afirmou no último Webinar o epidemiologista Dr. Mário Freitas, um dos intervenientes convidado, alertando para o perigo e implicações na presença de ‘’informação errada’’ sobre a COVID-19 nas plataformas de comunicação.
A possibilidade de uma nova vaga do surto é uma das preocupações futuras e que muitos especialistas preveem acontecer. No entanto, o seu grau de gravidade dependerá do sucesso da estratégia a seguir, “protegendo os grupos de risco, mas permitindo a criação da imunidade de grupo na sociedade portuguesa”, defende o infecciologista Dr. Tiago Marques.
Além destas temáticas, outras questões serão analisadas na sessão interativa, entre as quais: em que fase da epidemia estamos? O SARS-Cov2 vai tornar-se endémico? Como será a convivência da Covid-19 com o vírus da gripe? Temos alternativas à imunidade de grupo? Como proteger os indivíduos de maior risco? Qual é a racionalidade das medidas que se anunciam? O que virá a seguir? Os media e a informação; serão alguns dos temas debatidos.
Para dar resposta a estas questões, o Webinar contará com um reputado painel de especialistas, moderado pelo Dr. José Pedro Antunes e pelo Dr. Diogo Ramos (ambos especialistas em Medicina Geral e Familiar), contando com a presença do Dr. Tiago Marques (Infecciologista), Dr. Mário Freitas (Saúde Pública e Epidemiologista) e Dr. Pedro Simas (Virulogista), apoiados pelos Drs. Almeida Nunes (Medicina Interna, Porto) e António Pedro Machado (Medicina Interna, Lisboa).
O encontro online é da iniciativa da Comissão responsável pelo Update em Medicina, um dos maiores congressos a nível nacional, cujo ‘’formato tem evoluído ao longo dos anos, acompanhando as necessidades formativas’’ refere o Presidente da Comissão, Dr. António Pedro Machado.
Além dos Webinares, o Update estende a sua presença digital através de um novo canal de comunicação – o Update Leaks – disponibilizando conteúdos médico-científicos considerados relevantes para a prática clínica, sendo esta uma aposta de “reforço da inovação na área da formação médica pré e pós graduada’’, afirma o médico.
Saiba mais detalhes e participe na iniciativa através da plataforma: https://ul.livewebinar.pt