Depois de alguns reparos por parte da população via Facebook, o Município de Aljezur afirma agora «ter tentado informar de forma clara e objectiva» o número de casos de infecção por Covid-19 no concelho, em consonância com respectivo o Delegado de Saúde Municipal. Mais acrescentou que «será sempre transparente na comunicação destes dados, com o objectivo de informar a população do concelho».
Neste sentido, a Câmara Municipal de Aljezur emitiu um esclarecimento dirigiado à população do concelho, disponível em seguida.
«A atribuição de um determinado nível de risco a um território (concelho, região ou país) é, de acordo com o decreto-lei n.º 9/2020 e o ECDC, a taxa de notificação acumulada de novos casos positivos nos últimos 14 dias por 100.000 habitantes. Para se proceder a esses cálculos, são considerados os dados do INE [Instituto Nacional de Estatística] referentes à estimativa da população residente em 2019, em cada território. No caso do concelho de Aljezur, o valor corresponde a 5.594 habitantes», admitiu o Executivo aljezurense.
Disponibilizou, mais adiante, um Quadro comparativo do número real de novos casos e taxa de incidência por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, nomeadamente:
«À data de 25 de Janeiro (última data com dados disponíveis, segundo a autarquia), o concelho de Aljezur tinha oito (8) casos reportados nos últimos 14 dias (de 12/01 a 25/01), o que se traduz numa incidência de 143/100 000 habitantes», explicou o Município, não obstante que «as publicações de diferentes entidades podem apresentar diferenças», as quais «têm a ver com a data da recolha dos dados».