(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Jornadas promovidas por enfermeiros do CHUA debatem «Enfermagem: que horizontes?»

Jornadas promovidas por enfermeiros do CHUA debatem «Enfermagem: que horizontes?»

Mais de duas centenas de enfermeiros participaram nas 3ªs Jornadas do Dia do Enfermeiro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), que tiveram como mote a «Enfermagem – que Horizontes?» e decorreram nos dias 25 e 26 de maio na Unidade Hospitalar de Portimão e de Faro, respetivamente.

De acordo com Enfermeira Diretora do CHUA, Mariana Santos, “a mais-valia destas jornadas centra-se na partilha de experiências, conhecimentos, de podermos refletir sobre as nossas práticas e de verificar que, na verdade, temos boas práticas mas que podemos sempre melhorar. Identificámos áreas de melhoria e desafios que temos pela frente. Acho que temos que olhar para as alterações que possam vir a acontecer no Serviço Nacional de Saúde, como oportunidade de desenvolvimento, de visibilidade e de crescimento dos enfermeiros”, salientando que o Centro Hospitalar está disponível para abraçar essas oportunidades.

O objetivo das jornadas foi largamente alcançado, numa iniciativa que pretendeu refletir sobre a realidade dos enfermeiros, assinalando os seus contributos, facilitar a mobilização de conhecimentos e competências na tomada de decisão dos enfermeiros e na melhoria contínua dos cuidados de enfermagem, bem como desenvolver e melhorar a competência transcultural na prestação de cuidados de saúde.

Durante os dois dias de jornadas vários oradores convidados falaram sobre diversos temas colocados em debate, valorizando a profissão de enfermagem, bem como a exigência de conhecimentos técnicos e científicos essenciais para uma prestação de cuidados eficazes e seguros, envolvendo o cuidado a indivíduos, famílias e comunidades, consubstanciando o facto dos enfermeiros atuarem em diversas áreas, desde a prestação de cuidados, à gestão, à investigação, à docência e, até mesmo, no desenvolvimento de políticas de saúde.

«A Enfermagem e os novos desafios do SNS» foi o tema do debate final, moderado pelo jornalista da SIC João Tiago, e no qual participaram Filomena Cardoso, Vogal da Direção Executiva do SNS, Sérgio Branco, Presidente da Secção Regional do Sul da Ordem do Enfermeiros, Áurea Andrade, Enfermeira Diretora do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e Presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros Diretores e Nelson Guerra da APEGEL - Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança.

Antes da sessão de encerramento foram ainda chamados para assinar a adenda ao contrato, os novos Enfermeiros Especialistas que entraram através de concurso público nas especialidades Médico-Cirúrgica, Reabilitação, Saúde Materna e Obstétrica, Saúde Infantil e Pediátrica e Saúde Mental e Psiquiátrica. “Estamos a acrescentar valor ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve”, referiu Mariana Santos.

A Comissão Científica que integrou elementos da Universidade do Algarve e da ARS elegeu ainda as três melhores comunicações orais, numa iniciativa que “pretende dar visibilidade ao trabalho excecional que se faz, à enfermagem e ao CHUA”. Os enfermeiros premiados nas comunicações orais foram: 1.º Ricardo Sousa Mestre, 2.º Joana Guerreiro e 3.º Telma Quaresma.

Para assistir a estas jornadas estiveram ainda presentes, a Presidente do Conselho de Administração Ana Varges Gomes, os Vogais Executivos Patrícia Rego e Paulo Neves, bem como o Diretor Clínico Horácio Guerreiro.

No encerramento do evento, a Enfermeira Diretora agradeceu a todos os elementos da Comissão Organizadora, da Comissão Científica e de todos os outros serviços que estiveram envolvidos, direta e indiretamente, na organização e promoção do evento e aproveitou para incentivar todos os Enfermeiros do CHUA a desenvolverem mais projetos de melhoria contínua garantindo, assim, uma prática mais segura.

A temática destas jornadas inseriu-se no mote das comemorações deste ano do Dia Internacional do Enfermeiro, definida pelo Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) – «Our Nurses, Our Future», e que destaca a importância de valorizar os enfermeiros como profissionais insubstituíveis para o futuro da saúde, não só a nível nacional, mas também a nível mundial.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos