(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

CHUA apresenta o mais avançado equipamento Tomografia Computorizada com Tecnologia Espectral do SNS

CHUA apresenta o mais avançado equipamento Tomografia Computorizada com Tecnologia Espectral do SNS

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) apresentou ontem, 25 de Maio, o mais avançado equipamento de Tomografia Computorizada (TAC) com Tecnologia Espectral no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e em Portugal, tornando-se numa referência tecnológica pelo facto de fornecer imagens e resultados de alta qualidade, em cada exame e em qualquer momento, com baixa dose em todos os exames e em todo o tipo de pacientes.

Durante a sessão de apresentação, Horácio Guerreiro, Director Clínico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, salientou o investimento em equipamentos de topo que tem vindo a ser feito pelo Conselho de Administração nos últimos três anos, assim como a aposta na investigação em colaboração com a Universidade do Algarve.

Já o Director do Serviço de Radiologia, Jorge Brito, deu a conhecer as antigas e as atuais instalações, perspectivando um futuro polo onde este equipamento vai ser instalado. “Este serviço precisa de crescer. Em termos de formação de internos, o serviço tem idoneidade formativa para a especialidade de radiologia pela ordem dos médicos há muitos anos. Na semana passada tivemos a visita da comissão da Ordem dos Médicos para a idoneidade formativa em neurorradiologia e é previsível que em 2024 tenhamos os primeiros internos da neurorradiologia no CHUA. É uma conquista excelente e esta TAC vai servir para fazerem a sua formação”, anunciou.

Ana Varges Gomes, presidente do Conselho de Administração do CHUA, referiu a importância deste equipamento único para o SNS a nível nacional. “Hoje é um dia muito positivo para a instituição e traz-nos alguma esperança que este equipamento de TAC possa atrair mais profissionais de saúde, tal como aconteceu com o investimento no angiógrafo”, disse.

O Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, frisou a importância da parceria entre as duas instituições [CHUA e Universidade do Algarve] e do trabalho conjunto, em áreas como a investigação e a formação.

"Este mais recente sistema inteligente ajuda a clarificar os momentos críticos dos cuidados de saúde, oferecendo segurança, simplicidade e fiabilidade em todas as áreas clínicas, desde os cuidados cardíacos à radiologia de emergência, diagnóstico oncológico, intervenção e oncologia por radiação", afirma ainda André Cabral, Director Geral da Philips Portugal, referindo-se às mais-valias deste equipamento TAC.

José Apolinário, presidente da CCDR-Algarve, salientou a importância destes investimentos em ciência e investigação, sendo essenciais para o crescimento do país e para a qualificação da região do Algarve.

No evento de apresentação do novo equipamento de Tomografia Computorizada com tecnologia Espectral, estiveram ainda presentes os vogais executivos do Conselho de Administração Patrícia Rego e Paulo Neves, assim como vários directores de serviço, profissionais do CHUA e representantes institucionais.

Este novo equipamento, que ficará instalado na Unidade Hospitalar de Faro, resulta de uma candidatura conjunta do CHUA e do ABC - Algarve Biomedical Center a fundos comunitários. O equipamento, com o valor de um milhão e meio de euros, deverá ficar instalado num novo espaço que reúne as melhores condições para utentes e profissionais.

.

Sobre o equipamento: nova solução de detecção espectral

Este equipamento dispõe de um sistema inteligente que fornece imagens espectrais de alta qualidade, que reduz o número de exames necessários, melhorando a precisão do diagnóstico e o conforto e bem-estar dos pacientes, tudo isto com igual ou menor dose do que os exames convencionais.

Outro ponto forte é um fluxo de trabalho totalmente integrado que poupa tempo, permite ao técnico posicionar o paciente rapidamente e a realização de exames num tempo infimamente reduzido para melhor conforto do paciente e menor radiação (a aquisição de exames de tórax e cabeça demora menos de um segundo e um exame do tórax, abdómen e pélvis demora menos de 2 segundos) e, ao mesmo tempo, fornece imagens de alta qualidade que permitem ao médico fornecer instantaneamente um diagnóstico seguro e um plano de tratamento eficaz para cada paciente.
Este equipamento permite efetuar diagnósticos mais quantitativos e com maior precisão graças à informação espectral disponível em todo o tipo de estudos e pacientes (cardíacos, pediátricos e bariátricos) com a mínima dose de radiação. Gera 512 cortes em cada rotação e é o único disponível com um detector espectral de dupla camada de 8 cm capaz de discriminar altas e baixas energias, em todos os exames, obtendo a máxima informação e qualidade em poucos segundos, por exemplo, em estudos tóraco-abdomino-pélvicos em apenas dois segundos.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos