A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) antecipa o Dia Mundial da Diabetes com um evento dedicado à família no dia 9 de novembro na Casa do Campino em Santarém. Com o mote “Família – a mais docinha que há” entre as 9h30 e as 17h00 será possível assistir às palestras de vários convidados, bem como usufruir das restantes atividades preparadas para os mais novos.
“Este ano escolhemos a família como tema principal deste evento. Para além de este ser o tema escolhido pela Federação Internacional da Diabetes (IDF) para o Dia Mundial da Diabetes de 2019, consideramos que a família é um pilar essencial para as crianças e jovens quando descobrem que vivem com diabetes. Nesse sentido teremos o testemunho de uma família que vai explicar como lidou com a descoberta da diabetes, especialmente porque se trata de um caso em que mais do que um membro da família vive com diabetes”, explica Paula Klose, presidente da AJDP.
A manhã será marcada pela apresentação do novo manual da Direção Geral de Saúde (DGS) que será apresentado pela Drª Ana Filipa Martins do Programa Nacional da Diabetes. Este manual reúne respostas fundamentais às dúvidas da comunidade escolar e tem como finalidade a criação de um ambiente mais saudável para crianças, famílias e jovens. O tema da inovação na diabetes estará também em destaque, em especial nas bombas de insulina: haverá um testemunho na primeira pessoa de alguém que se encontra a testar uma bomba inovadora que permite um controlo quase autónomo da quantidade de insulina a administrar.
“Para mostrar que a diabetes não nos impede de praticar desporto e não nos obriga a desistir do que mais gostamos, contaremos ainda com um testemunho do Sérgio Moreira que vive com diabetes tipo 1. O Sérgio já praticava desporto regularmente, mas foi depois do diagnóstico que se dedicou à participação em ultra maratonas, tendo atualmente percorrido dezenas de milhares de kms”, acrescenta a presidente.
Neste evento existirão ainda outras atividades como insufláveis, pinturas faciais e alguns jogos para animar todas as pessoas de todas as idades e proporcionar-lhe uma tarde divertida. As inscrições estarão abertas até ao dia 2 de novembro e podem ser feitas através do formulário disponibilizado na página de Facebook e no evento criado pela a AJDP, também no facebook. A AJDP disponibiliza transporte a partir de Braga, Porto, Coimbra, Lisboa e Portimão (fazendo este último paragem em Grândola). A reserva de lugares no autocarro deve ser realizada no formulário de inscrição.
A diabetes
A diabetes tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo e hereditariedade, entre outros fatores. Estima-se que em Portugal 13,3% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afetava, em 2015, 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2015 foram detetados cerca de 13,3 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.
[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2015 do Observatório Nacional da Diabetes
Sobre a AJDP
A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há mais de 20 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens com diabetes a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005. Para mais informações sobre a AJDP, consultar: http://www.ajdp.org ou http://www.facebook.com/JovensDiabeticos