Município vai dar a conhecer, em sessão pública, o projeto da próxima componente de intervenção.
Vai ter lugar no próximo dia 9 Julho, sábado, pelas 11 horas, no Auditório Ed. Paços do Concelho Séc. XXI, a apresentação pública do projecto de Requalificação da Ponta da Piedade – Requalificação e Valorização do Troço de Costa entre o Farol da Ponta da Piedade e a Praia do Pinhão – componente 2.
A requalificação e renaturalização desta área tão emblemática, mas sensível, do território concelhio, foi pensada em termos globais de acordo com um anteprojecto que mereceu aprovação de todas as entidades competentes, mas, atendendo à complexidade do processo, que envolveu um mecanismo legal e administrativo de reconhecimento de interesse público e a aquisição de terrenos por parte do município, foi necessário fasear a elaboração dos projectos de execução e a própria intervenção física.
A 1.ª Fase da Requalificação da Ponta da Piedade, desenvolvida no troço de costa entre o Canavial e o Farol da Ponta da Piedade, foi concluída em 2018, registando, desde então, significativa procura e utilização por parte de residentes e visitantes.
Já a 2.ª fase, compreendida entre o Farol da Ponta da Piedade e a Praia do Pinhão, desdobra-se em três componentes, estando actualmente em curso a empreitada da componente 1, correspondente à construcção dos passadiços, de resto já visíveis no local.
Nesta sessão pública, o município irá agora dar a conhecer à população o projecto da componente 2, que incide sobre as alterações previstas para a rede viária, estacionamento e iluminação.
Merece referir que a terceira e última componente do projecto corresponde à intervenção na envolvente do Farol. Está, ainda, prevista a execução/instalação de um elemento de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, o qual será desenvolvido em processo autónomo.
Informação útil: o público interessado em assistir a esta apresentação poderá utilizar gratuitamente, neste dia/horário, o parque de estacionamento coberto do Ed. Paços do Concelho Séc. XXI.