(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Proposta relativa à criação dos I Jogos Juvenis da Amizade nas Terras do Infante foi aprovada

Proposta relativa à criação dos I Jogos Juvenis da Amizade nas Terras do Infante foi aprovada

Na reunião da Câmara Municipal de Lagos, realizada no passado dia 1 de Junho de 2022 foi aprovada por unanimidade uma proposta apresentada pela vereadora da CDU, Luísa Teixeira, para a criação dos I Jogos Juvenis da Amizade nas Terras do Infante.

A proposta referia o seguinte:

Os Jogos Juvenis da Amizade nas Terras do Infante, são uma organização conjunta das Câmaras Municipais das Terras do Infante, do movimento associativo popular e das escolas e ainda com o apoio das Associações Distritais das modalidades aderentes.

Serão ainda convidadas a participar representações juvenis dos Municípios geminados com os Municípios das Terras do Infante.

Estes Jogos Juvenis serão um ponto alto na actividade desportiva das Terras do Infante ao nível da formação, assumindo-se como uma grande festa do desporto entre a população juvenil de idades entre os 11 e os 16 anos, numa manifestação que envolve toda esta sub-região e sua população.

A criação dos Jogos Juvenis da Amizade nas Terras do Infante é uma proposta à população juvenil com actividade desportiva nas vertentes competitiva e de convívio, em modalidades que serão definidas pelas entidades envolvidas e decorrerão em espaços desportivos dos três Municípios.

Os Jogos Juvenis da Amizade nas Terras do Infante têm como grandes objectivos:

1. Constituir um espaço de convívio e de estímulo à prática desportiva da população juvenil, no âmbito intermunicipal.

2. Afirmar o papel do Poder Local, do Movimento Associativo Popular e do Desporto Escolar na democratização do desporto e no desenvolvimento desportivo, dando visibilidade às diferentes formas de organização das actividades desportivas com o apoio do Poder Local.

3. Contribuir para a compreensão pública dos princípios, objectivos e maneira de estar do desporto popular e escolar enquanto formas complementares e diferentes das outras expressões do sistema desportivo.

4. Incentivar formas de organização, troca de experiências, projectos e actividades desportivas entre as Câmaras Municipais das Terras do Infante e os Municípios geminados.

5. Promover sinergias com o tecido económico e empresarial, inovando na resposta a necessidades do foro desportivo e de integração de toda a comunidade.

Para a concretização do âmbito destes objectivos, serão convidados, como patronos, atletas dos 3 Municípios das Terras do Infante que se destacaram, ao nível local, nacional e internacional, em modalidades desportivas e será solicitado o patrocínio dos agentes económicos com actividade na área das Terras do Infante.”

A Câmara Municipal de Lagos, reunida em 1 de Junho de 2022, deliberou:

1. Criar os I Jogos Juvenis da Amizade nas Terras do Infante, conforme os objectivos atrás enunciados.

2. Convidar as Câmaras Municipais de Aljezur e de Vila do Bispo à organização conjunta destes Jogos Juvenis.

3. Criar uma comissão composta pelos três municípios das Terras do Infante para definir a programação e a periodicidade ( anual ou bienal ).

4. Convidar o Movimento Associativo e as Escolas dos 3 Municípios a participar nos Jogos Juvenis.

5. Convidar os Municípios geminados com os concelhos das Terras do Infante a participar nos I Jogos Juvenis da Amizade nas Terras do Infante.

Dar conhecimento desta deliberação aos órgãos Municipais dos Municípios das Terras do Infante e à comunicação social.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos