No passado dia 24 de Junho, uma delegação do Partido Chega foi recebida pelo Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve – Doutor Paulo Morgado, a fim de analisar o ponto de situação da Saúde na região, que é sabido estar a passar por momentos muito complicados.
A delegação incluiu o Deputado João Paulo Graça que é também Presidente da Comissão Política Distrital, a Deputada Sandra Ribeiro, membro da Comissão Parlamentar de Saúde, e Paulo Rosário, da Concelhia de Lagos e Presidente do Conselho de Jurisdição Distrital.
Na reunião abordou-se o tema da organização do Serviço Nacional de Saúde e em particular dos cuidados primários, que nas palavras do Presidente da ARS está num momento estranho, “a meio da
ponte”, em que é preciso definir caminhos rapidamente e que o prometido novo Sistema Local de Saúde tem naturalmente que contar com a Administração Regional.
Questionado pelos deputados sobre a importância e a operacionalidade do Novo Hospital Central do Algarve, Paulo Morgado assumiu que é um equipamento que já deveria estar feito, e que se trata maioritariamente de um Hospital de substituição do actual Hospital de Faro, muito deficitário em vários níveis, desde instalações físicas, equipamento básico, pessoal clínico e pessoal operacional. Referiu contudo, que sendo o futuro Hospital Público, um equipamento moderno e “topo de gama”, irá ser fundamental para conseguir atrair os recursos humanos que sejam necessários.
Analisou-se ainda a temática dos Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos na região, cada vez mais necessários numa população em envelhecimento, e que estão a ser expandidos com novas parcerias já aprovadas.
Os deputados do Partido CHEGA recordam que o Novo Hospital Central do Algarve e o Novo Hospital de Lagos têm feito parte dos programas eleitorais do Partido e afirmam tudo fazer para eles sejam uma
realidade em breve. Os Deputados João Paulo Graça e Sandra Ribeiro, reúnem às Segundas-Feiras com instituições,
individualidades e representantes associativos no distrito de Faro.