A 39ª Semana Académica do Algarve encerra com balanço positivo e mais de 24.500 participantes

A Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) faz um balanço muito positivo da edição de 2026 da Semana Académica (SA), que reuniu mais de 24.500 participantes ao longo da semana. Num ano particularmente exigente do ponto de vista organizativo, a forte adesão da comunidade académica e o envolvimento dos estudantes voltaram a afirmar o evento como o maior festival estudantil a sul do país.
Música e tradição académica marcaram a semana:
O cartaz musical foi um dos principais fatores de atração ao recinto. A atuação de Deejay Telio, no primeiro sábado, e o concerto de Danni Gato, no segundo sábado, destacaram-se entre os momentos de maior afluência ao palco principal.
Além dos concertos, a tradição académica manteve um lugar de destaque na programação. A Monumental Serenata de Abertura voltou a assumir-se como um dos momentos mais marcantes da semana, reunindo centenas de estudantes e reforçando os valores e o simbolismo académico da Universidade do Algarve.
Balanço positivo no plano da segurança:
A organização faz também uma avaliação positiva no que diz respeito à segurança. Apesar da elevada concentração de público, não se registaram ocorrências graves durante o evento. As situações pontuais verificadas foram prontamente acompanhadas pela organização, em articulação com as forças de segurança, equipas de proteção civil e restantes entidades competentes.
A AAUAlg destaca ainda a colaboração institucional e o empenho de todas as entidades envolvidas, fundamentais para o normal funcionamento da Semana Académica.
“Sentido de dever cumprido”
Para a Direção-Geral da Associação Académica, o encerramento desta edição representa o resultado de um esforço coletivo e de uma forte capacidade de adaptação.
“Saímos desta Semana Académica com um claro sentido de dever cumprido. Foi uma edição mais desafiante do que o habitual, mas o balanço final e o feedback que recebemos mostram que estivemos à altura das expectativas”, afirma Tomás Silva, Coordenador-Geral da 39.ª Semana Académica do Algarve.
“O trabalho desenvolvido em conjunto com as entidades externas foi determinante para o sucesso do evento. Ao mesmo tempo, temos consciência de que há aspetos a melhorar e já estamos a retirar conclusões desta edição para preparar o futuro com maior ambição e qualidade.”
A organização agradece ainda a todos os estudantes, voluntários, parceiros e entidades que contribuíram para a realização de mais uma edição marcante da Semana Académica do Algarve.



