(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Os Deputados do CHEGA continuam com a política de participação, reuniões, visitas e contacto com e para as entidades e os cidadãos

Os Deputados do CHEGA continuam com a política de participação, reuniões, visitas e contacto com e para as entidades e os cidadãos

No passado dia 19 do corrente mês, uma comitiva do partido CHEGA, constituída pelos Deputados, João Paulo Graça e Sandra Ribeiro, acompanhados por Fernando Osório, Deputado da Junta de freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Hélia Silva, Vice-presidente da Mesa da Assembleia Distrital e Luís Guilherme, 1º Secretário da Mesa da Assembleia Distrital. Visitaram a baixa de Albufeira, em virtude das últimas cheias, devido à queda de grande precipitação de água e consequentes inundações.

Infelizmente a situação não é caso novo e isolado, porque sempre que estas situações acontecem, na baixa da cidade, quer os moradores quer os comerciantes, têm grande prejuízos materiais e uma catástrofe pode estar para acontecer.

Durante a visita, a comitiva deslocou-se a vários espaços comerciais e foram muitos os diálogos com os afetados.

As queixas e os lamentos foram muitos, pelo que enumeraram os mais relevantes.

Segundo os mesmos, surgem relatos de que, são utilizados sacos de plástico por muitos comerciantes para colmatar as ligações dos sumidouros e caleiras de drenagem aos coletores, a fim de evitar os cheiros nauseabundos e o aparecimento de rastejantes, que afastam os turistas destas zonas.

Que não houve limpeza antecipada, apenas agora estão a ser limpas as caleiras de drenagem e os sumidouros, pese embora esse pedido tenha sido previamente solicitado à Câmara.

Em desabafo, também ouviram que o programa Polis foi mais um meio para dar dinheiro a alguns e que o plano de drenagem ficou pior, pois de obra de fundo, pouco se viu.

Atendendo a tudo isto, mas também observando e conhecendo a topografia do terreno, reconhece a comitiva que não é um problema de resolução fácil, pois a zona da baixa da cidade, pode ser comparara a “um funil”.

Agora falta encontrar soluções urgentes.

Começando desde já pela limpeza constante dos sumidouros e caleiras de drenagem, verificação das ligações de esgoto doméstico ao colector de drenagem pluvial, incluindo limpeza e desobstrução do mesmo.

Convém relembrar ainda que o que era uma linha de agua, hoje resume-se a uma secção entubada de menores dimensões.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos